

A UFPR recebeu nesta quinta-feira (1º de março) a doação de um ventilador pulmonar para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Complexo Hospital de Clínicas. O equipamento foi doado pela juíza aposentada Elizabeth Tae Kinashi, em nome de sua irmã, Maria Homi Kinashi, que também era juíza e faleceu em 2014. O termo de doação do equipamento foi assinado por Elizabeth e pela vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzón de Muniz.
O ventilador pulmonar para UTI neonatal é o primeiro do gênero no Paraná. Custou R$ 140 mil e incorpora a tecnologia de mais alta qualidade na área. O equipamento já está no HC desde a quinta-feira da semana passada (dia 22), em fase de montagem e de instalação. Na semana que vem, os técnicos que vão operar o ventilador receberão treinamento de três dias.
O gerente de Atenção à Saúde do CHC, José Luiz de Godoy, destacou a importância da doação. “O equipamento é muito importante. Tenha a certeza de que ele será utilizado por muitas crianças”, disse Godoy a Elizabeth.
A juíza aposentada colabora com o HC desde o ano passado. Suas doações atenderam a várias unidades do hospital e são feitas com recursos deixados como herança pela irmã.
Da solenidade de doação participaram ainda o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo Opuska; Marinês Thomaz (do Gabinete da Reitoria) e ainda Renê Costa, diretor-geral da Global Médica, empresa que comercializa o equipamento.