O professor Antonio Carlos Gondim, assessor de relações internacionais, recebeu na sexta-feira, 4, uma visita de cortesia dos cônsules Jorge Luis Duran Centero e Carlos Sosa, representantes da Venezuela e de Cuba, respectivamente. A UFPR mantém acordos de cooperação com universidades cubanas, promovendo intercâmbio de professores e alunos. Atualmente há três professores cubanos que há nove meses realizam projetos no departamento de Educação Física da UFPR. Com a visita, espera-se aumentar essa relação, estimulando os intercâmbios e promovendo a capacitação de professores.
Com a Venezuela estabeleceu-se um primeiro contato. Atualmente não há nenhuma atividade entre a UFPR e aquele país, mas um possível projeto seria no setor petrolífero, já que a Venezuela é um grande produtor e a UFPR dispõe de tecnologia na área, principalmente em Engenharia Química e Geologia. É esperada também uma mobilidade acadêmica entre a UFPR e universidades da Venezuela, estreitando as relações entre os dois países.
Foto(s) relacionada(s):
Cônsul de Cuba, Carlos Sosa. Visita busca aprimorar o intercâmbio entre as universidades
Foto: Cristiano Castilho
Professor Antonio Carlos Gondim e o cônsul da Venezuela, Jorge Luis Durán Centero
Foto: Cristiano Castilho
Fonte: Cristiano Castilho
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]