logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe Comissão de Avaliação do Inep

Reunião da comissão avaliadora do Inep com a administração da UFPR

Reunião da Comissão Avaliadora do Inep com a Administração da UFPR

Três professores que compõem a Comissão Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estão na UFPR para avaliar o sistema de Educação a Distância (EaD) da instituição. Na manhã desta segunda-feira (25), eles foram recebidos pelo reitor Zaki Akel Sobrinho, pelo vice-reitor Rogério Mulinari e por representantes de todas as pró-reitorias da universidade para apresentação formal da Comissão de Avaliadores aos membros da Administração Universitária. A reunião foi no Gabinete do Reitor.

Durante três dias, os avaliadores visitarão a estrutura da UFPR, vão analisar documentos, entrevistar coordenadores, professores, estudantes e tutores de Educação a Distância. O objetivo é verificar a qualidade do ensino e recomendar o recredenciamento do sistema EaD na UFPR. A comissão é formada pelos professores Peter J. Bürger, da Unisul-SC, José Alves do Santos, da UFSM/RS, e Suzana Gianotti, da Unisinos/RS.

De acordo com  a professora Marineli Meier, coordenadora geral de EaD na universidade, o processo é  complexo e envolve dez dimensões diferentes a serem avaliadas, mas com a experiência de mais de dez anos na Educação a Distância a UFPR está preparada para passar por esse crivo. A avaliação é feita a cada cinco anos, aproximadamente.

O reitor Zaki Akel Sobrinho destacou que a Educação a Distância é uma tendência de futuro e uma grande forma de inclusão social. Além disso, tem sido utilizada também como estratégia de qualificação e treinamento dos próprios servidores técnico-administrativos da instituição. Para a pró-reitora de Graduação da UFPR, Maria Amélia Sabbag Zainko, a avaliação ajuda a identificar pontos fortes e fracos dos cursos, e é um importante instrumento da tomada de decisão para os dirigentes. “Temos em vista que a EaD é construída na perspectiva de democratizar o acesso à universidade”, observou.

Na quinta-feira, a Comissão vai se reunir e dará o retorno à Administração da UFPR sobre o resultado do processo. Hoje a UFPR possui dois cursos de graduação a distância: Pedagogia e Administração Pública. No total, o sistema atende cerca de 2.500 alunos, em pólos que se distribuem por todo Paraná.

Veja a reportagem da UFPR TV: http://200.17.203.90/content?vspace=1307&cid=30090302

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...