logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe com festa seus 5.447 calouros

O reitor Ricardo Marcelo e a vice-reitora, Graciela Bolzón, ao lado do primeiro colocado geral no vestibular: o melhor resultado desde a adoção do atual modelo do processo seletivo, há onze anos. Imagem: Assessoria da UFPR.
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e a vice-reitora, Graciela Bolzón, com o 1º colocado geral no vestibular, Vinicius Lepca: o melhor resultado desde a adoção do atual modelo do processo seletivo, há onze anos. Imagem: Luciana Panke.

A lista de aprovados no vestibular 2016-2017 da Universidade Federal do Paraná, divulgada na tarde desta quinta-feira, dia 12, revela que a maior parte dos novos acadêmicos vive no Paraná (91,32% do total) e que 59,19% cursaram o ensino médio em escola pública. Os aprovados do sexo masculino predominam – representam 52,26% do total – e 27,87% do total têm menos de 18 anos. São 5.447 aprovados, em 120 cursos, dos quais 51,28% pela concorrência geral e 48,47% pelo sistema de cotas (Lei 12.711). O vestibular 2016-2017 registrou ainda o melhor desempenho de um candidato na história do concurso no modelo atual, adotado há onze anos: Vinicius Castagna Lepca, calouro de Engenharia Elétrica.

A homologação do resultado, assinada às 14 horas pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, foi seguida de festa no campus do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, no bairro Juvevê. Houve música, banho de lama e recepção aos calouros em barracas montadas pelos cursos da universidade.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca na homologação dos resultados do vestibular. Imagem: Samira Chami Neves.
O reitor Ricardo Marcelo Fonseca na homologação dos resultados do vestibular. Imagem: Samira Chami Neves.

Ao anunciar o resultado, o reitor deu as boas-vindas aos calouros e destacou a crescente ampliação da transparência no vestibular da UFPR, que nesta edição permitiu, pela primeira vez, o acesso dos candidatos à correção de sua prova discursiva. “Mais uma vez a UFPR conclui seu  vestibular com êxito e tranquilidade, confirmando a excelência do processo”, disse o reitor.

O coordenador do Núcleo de Concursos, Mauro Belli, disse que essa mudança exigiu bastante trabalho da equipe envolvida no vestibular, por se tratar de um processo difícil e complexo. Segundo ele, 54% dos candidatos que fizeram as provas da segunda fase acessaram sua respectiva prova discursiva, e 10,7% apresentaram recursos. “A intenção era que, onde houvesse injustiça, ela fosse corrigida”, disse Belli.

O banho de lama e a festa dos calouros foi no campus do Setor de Ciências Agrárias, em Curitiba. Imagem: Marcos Solivan
O banho de lama e a festa dos calouros foi no campus do Setor de Ciências Agrárias, em Curitiba. Imagem: Marcos Solivan.

Dos 4,7 milhões de critérios avaliados, 0,2% (9.619) foram objeto de questionamento por parte de candidatos e 0,06% (ou seja, 2.969 critérios) sofreram alteração em função de recursos apresentados. “É um percentual baixo, o que demonstra que o processo está correto”, disse Belli.

No total, inscreveram-se para o vestibular 2016-2017 da UFPR 54.942 candidatos, dos quais 14.542 candidatos – 12.951 em Curitiba e 1.591 no Interior do Estado – foram aprovados para a segunda fase. O curso de Medicina em Curitiba foi o mais concorrido, com 8.594 candidatos para 152 vagas – uma relação de 56,54 candidatos por vaga.

A lista de aprovados pode ser conferida no portal do Núcleo de Concursos (http://www.nc.ufpr.br/), na página do da UFPR do Facebook (https://www.facebook.com/UFPRoficial/) e pelo aplicativo +UFPR (para telefones com o sistema operacional a plataforma Android).

Renovação

A vice-reitora Graciela Inês Bolzón de Muniz e os pró-reitores de Graduação, Eduardo Barra, e de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis César, também deram as boas-vindas aos aprovados no vestibular da UFPR. Graciela elogiou o trabalho do Núcleo de Concursos durante a organização do processo seletivo e desejou boas-vindas aos calouros. “A UFPR está de portas abertas para receber todos vocês”, disse.

“Receber um grupo de novos estudantes é revitalizar a face da universidade”, disse Barra, destacando que em torno de 60% dos aprovados estão na faixa etária dos 18 anos. “E os que não estão possuem a mesma vitalidade dessa faixa etária, e por isso nossa instituição, embora centenária, permanece sempre renovada”, afirmou. Ele também destacou o alto percentual, entre os aprovados, de egressos de escolas públicas – 59,19% do total.

Maria Rita de Assis César destacou o perfil inclusivo da UFPR e o papel da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis na inclusão dos alunos, em toda a sua diversidade. Ela informou que a partir de fevereiro tanto calouros quanto veteranos poderão se inscrever para concorrer aos diversos auxílios oferecidos pela UFPR, por meio da Prae, para estimular a permanência na instituição de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As informações já podem ser conferidas no site da PRAE (http://www.prae.ufpr.br/prae/)

Desempenho

A maior parte dos novos acadêmicos vive no Paraná e 59,19% cursaram o ensino médio em escola pública. Imagem: Marcos Solivan.
A maior parte dos novos acadêmicos vive no Paraná e 59,19% cursaram o ensino médio em escola pública. Imagem: Marcos Solivan.

Além das novidades implementadas para este concurso, como o acesso à correção das provas discursivas, o vestibular 2016-2017 tem uma marca histórica: o melhor desempenho de um candidato desde que o concurso adotou o atual modelo. O primeiro colocado geral no vestibular foi aprovado em Engenharia Elétrica com 958.618 pontos, de um total de 1.000 pontos possíveis.

Trata-se do estudante Vinicius Castagna Lepca, 17 anos, morador de Curitiba, que recebeu os parabéns do reitor. “A UFPR te recebe de braços abertos. Seja muito feliz aqui”, afirmou Ricardo Marcelo, que também participou da festa com os demais calouros e desejou sucesso a todos. “Este é um momento mágico para vocês e a UFPR que é a Universidade mais antiga do Brasil e motivo de orgulho para todos nós. Sejam todos muito bem-vindos”. Lepka disse que ficou surpreso com a conquista. “Não esperava por este resultado, mas estou muito feliz”, disse.

O segundo colocado, com nota 872.857, é do curso de Letras – Italiano; o terceiro, de Engenharia Mecanica (865.041); o quarto, também de Engenharia Mecanica (861.573); e o quinto, de Engenharia Química (860.482).

Foram aprovados 14 candidatos com deficiência – 10 a mais que no vestibular anterior.

Outras vagas

No total, o vestibular ofereceu 6.815 vagas em 120 cursos. Além das 5.564 vagas para o Processo Seletivo da UFPR, são 1.251 para o SiSU/MEC, 40 para o LECAMPO (Curso de Licenciatura em Educação do Campo) e 30 para o Libras (estas últimas em processo à parte).

Matrículas

O Registro Acadêmico da chamada geral dos aprovados no Vestibular 2016-2017 da UFPR para o 1º e o 2º semestres do ano será entre os dias 16 e 27 de janeiro em Curitiba e nos campi de Pontal do Paraná, Palotina, Litoral/Matinhos, Jandaia do Sul e Toledo. Os alunos devem ficar atentos às informações que constam no edital específico, publicado junto com o resultado final.

As aulas começam no dia 13 de fevereiro para os cursos de Fisioterapia e Medicina (do 1º ao 9º período) e no dia 20 de fevereiro para os demais cursos.

acesse as fotos

Lorena Klenk

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...