UFPR realiza vestibular indígena nesta quinta-feira

11 dezembro, 2012
14:42
Por
0
Ensino e Educação
Estudantes indígenas estarão em Curitiba

Estudantes indígenas estarão em Curitiba

Estudantes indígenas de etnias do Paraná e do Brasil estarão em Curitiba nesta semana, nos próximos dias 13 e 14 de dezembro, para concorrer a uma vaga nos cursos de graduação das universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná. Eles participarão do XII Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, organizado neste ano pela UFPR.
São 341 candidatos inscritos. Eles farão provas nas dependências da Unibrasil, na Rua Konrad Adenauer, 442, no bairro Tarumã, em Curitiba. As provas terão início às 8h30, devendo os candidatos comparecerem 30 minutos antes do início do concurso. Os portões serão fechados às 8 horas.
PROVAS ─ No dia 13, os candidatos passarão por prova oral de Língua Portuguesa. Ao todo serão 30 bancas compostas por professores, que avaliarão os candidatos individualmente, durante todo o dia. No dia 14 os candidatos realizarão a prova de redação e prova objetiva, composta por 40 questões, de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena (eles optam por Guarani ou Caingangue), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.
VAGAS ─ As universidades estaduais destinam seis vagas suplementares e cada uma para as sociedades indígenas do Paraná. Na UFPR são dez vagas suplementares exclusivamente para os índios de sociedades indígenas do Brasil. O manual do candidato, com a lista de cursos disponíveis neste processo, está disponível em www.nc.ufpr.br/vestindigena/2013/documentos/manual.pdf.
LOGÍSTICA ─ Para propiciar que esses estudantes, vindos de comunidades distantes, possam participar, as universidades se organizam de forma colaborativa. O processo seletivo é realizado em sistema de rodízio (no ano passado o XI vestibular esteve a cargo da UEPG). Neste ano, o processo é organizado por meio da Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação e do Núcleo de Concursos da Prograd, contando com o apoio das pró-reitorias de Administração e de Planejamento.
Para viabilizar a vinda dos estudantes a Curitiba, cada universidade cederá seus ônibus para transportar os candidatos da própria região. Em Curitiba, entrarão em ação quatro ônibus da UFPR para fazer o transporte dos alunos entre os alojamentos e o local de provas. Os candidatos que vêm de outros estados contam com o apoio da Funai ou recursos próprios.
ALOJAMENTO ─ A UFPR providenciou alojamento e alimentação para todos os candidatos realizarem o concurso com tranquilidade. Ficarão alojados no Ginásio do Tarumã e nas casas de estudantes universitários, todas próximas da Reitoria da UFPR.
TRABALHO VOLUNTÁRIO ─ Estudantes indígenas de vários cursos da UFPR atuarão como monitores no processo. Eles, que já foram acolhidos quando concorreram às vagas que hoje ocupam, agora participarão como voluntários, auxiliando a organização nos alojamentos e no traslado dos candidatos. “A participação desses estudantes é fundamental, pois além de conhecerem a realidade dos candidatos, possuem condições de orientá-los na organização logística do processo de vestibular”, explicou uma das coordenadoras do XII Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, Laura Ceretta Moreira.
Fonte: Prograd

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]