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UFPR realiza pesquisa em hortiterapia com portadores de necessidades especiais

26 agosto, 2005
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Segundo a Professora Francine Lorena Cuquel este projeto tem como objetivos incrementar a adaptação e expressão das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PPNE) fornecendo maiores possibilidades de integração à vida comunitária, através do plantio, cultivo e colheita de verduras e legumes.

O projeto em andamento está sendo desenvolvido pelas alunas do curso de Pós-Graduação de Agronomia – Produção Vegetal, Maria Carolina Sabbagh (engenheira agrônoma) e a Marcela Marçallo (psicóloga) com portadores de deficiência mental de nível moderado, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 25 anos, freqüentadores do programa pré-profissionalizante da FEPE. Na primeira fase de avaliação, que durou 4 meses e se encerrou em julho de 2005, os participantes foram divididos em 3 grupos homogêneos entre si, segundo o nível de deficiência mental, a faixa etária e o nível sócio-econômico.

Cada grupo foi composto de oito participantes, que não haviam tido contato anterior com horta, no que tange informações sobre plantas, plantio e colheita. Esses grupos foram estimulados através de verbalizações das percepções sensoriais; discussões temáticas; ações terapêuticas e estabelecimento de metas individuais a serem alcançadas na promoção da auto-estima e desenvolvimento de habilidades que pudessem ajudar os participantes na recuperação e inserção social.

Foram apresentadas informações técnicas de cultivo de plantas, onde os participantes aprendem técnicas básicas de plantio e todo o seu manejo posterior, a fim de permitir que os participantes se sentissem responsáveis pela sobrevivência das plantas.

Como forma de avaliação foram aplicados testes psicológicos que mediram a capacidade de Organização (forma de pensar e agir, de acordo com o plano, método ou regra de maneira clara), Emotividade e Depressão e Impulsividade. Os primeiros resultados mostraram uma melhoria em todos os aspectos e por isso os estudos irão prosseguir.

Fonte: ACS

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