logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR realiza, nesta semana, evento nacional sobre Instituições e Democracia na América Latina

logomarca-snspUm dos maiores eventos científicos brasileiros para discussão de temas sociológicos e políticos tem nova edição realizada a partir desta quarta-feira (11), no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná. O VII Seminário Nacional de Sociologia e Política é uma iniciativa de professores e alunos dos programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Ciência Política da UFPR, criada ainda em 2009.

Com o tema Instituições e Democracia na América Latina, o evento segue até sexta-feira (13) e oferecerá ampla programação acadêmica e cultural. Entre as atividades, estãos mesas e conferências com discussões dedicadas à avaliação de políticas públicas na América Latina; questões relativas às instituições políticas e à democratização na América Latina; atualidade dos clássicos; trabalho urbano e rural; análise socio-histórica da saúde brasileira; segurança pública após a ditadura; entre outros assuntos que serão abordados por especialistas de instituições paranaenses e de universidades como Unicamp, Unesp, UFRJ, UFSCar, UFBA e UCPel.

Além disso, o Seminário contará com quatro sessões de comunicações em cada um dos 16 Grupos de Trabalho, totalizando 16 horas de discussões sistemáticas dos trabalhos apresentados. Na programação cultural, haverá apresentações artísticas e uma mostra de fotos e filmes sobre a América Latina. Haverá também conversa com autores de livros na área de Ciências Sociais. O site do evento disponibiliza a programação completa e, pelo aplicativo VII SNS&P – desenvolvido especialmente para o Seminário -, os interessados podem navegar pelos grupos, sessões e trabalhos inscritos no evento, além de fazer buscas por palavra-chave e selecionar favoritos para referência durante as atividades.

Abertura

A mesa de abertura ocorre nesta quarta-feira, a partir das 18h30, no Teatro da Reitoria. Com o tema Cidades, Juventude e Saúde, a composição da mesa foi pensada para favorecer um balanço de políticas públicas para as áreas de saúde, juventude e gestão urbana no Brasil e América Latina – três temas relevantes para análise das possibilidades e limites da experiência democrática. Participam como palestrantes os professores Regina Novaes (UFRJ), Nísia Trindade (Fiocruz) e Maria da Glória Gohn (Unicamp). A coordenação das discussões está sob responsabilidade da professora da Pós-Graduação em Sociologia da UFPR, Ana Luisa Fayet Sallas.

O VII Seminário Nacional de Sociologia e Política tem como coordenadora-geral a professora, também da Pós-Graduação em Sociologia da Universidade, Simone Meucci.

SERVIÇO
VII Seminário Nacional de Sociologia e Política
Data: 11 a 13 de maio de 2016
Local: Campus Reitoria
Abertura solene: 11 de maio, às 18h30, no Teatro da Reitoria
Mais informações: www.humanas.ufpr.br/portal/seminariosociologiapolitica

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...