No dia 24 de outubro foi realizado o evento em comemoração ao Dia do Servidor Público, que é celebrado no dia 28 de outubro. A cerimônia é promovida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o tema “Encontros e Reencontros”. A abertura foi realizada no auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) e contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas, entre convidados e servidores públicos.
A iniciativa busca homenagear os servidores públicos. Para a chefe da Unidade de Capacitação e Qualificação, vinculada à Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, Laryssa Martins Born, o tema “Encontros e Reencontros” é extremamente simbólico e representa o principal objetivo do evento. “Após esse longo afastamento que a pandemia nos causou, precisávamos nos reencontrar. A ideia do evento é unir a comunidade depois de um período tão longo longe um do outro”, afirma.
O evento de abertura contou com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Douglas Ortiz Hamermuller, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça, entre outras autoridades.
Durante a apresentação da solenidade, o reitor da UFPR reiterou a importância do servidor público e ressaltou a desvalorização que a classe vem sofrendo nos últimos anos. “Basta olharmos o que aconteceu na pandemia, se não fosse o Sistema Único de Saúde (SUS) e as universidades públicas, os servidores públicos heróicos, nós certamente teríamos passado por uma situação muito pior”, afirma.
A programação contou com ações como uma palestra de saúde mental, autocuidado, administração das emoções no ambiente de trabalho, entre outros temas, ministrada pela especialista em gestão de pessoas, Michelle Thomé. Segundo Laryssa Martins, a finalidade desse workshop é promover ações para integrar os servidores, bem como o cuidado com a saúde individual e coletiva. “A gente acha que seja um tema de extrema importância depois de todos os acontecimentos durante a pandemia”, exprime.
(Por Emerson Araújo, estagiário, com orientação de Simone Meirelles)
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]