ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR realiza 7º Dia de Campo

Exemplo de lavoura com área florestal (foto arquivo Nita/UFPR)

Será realizado no dia 16 de dezembro o 7o Dia de Campo do NITA – Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária, no Centro de Estações Experimentais do Canguiri, da Universidade Federal do Paraná. O foco do evento está em sistemas integrados de produção agropecuária, ou seja, diferentes arranjos entre os  componentes dos sistemas de produção como  lavoura, pecuária e floresta.  O evento é aberto ao público e são esperadas  aproximadamente 200 pessoas, entre produtores rurais, estudantes e profissionais das Ciências Agrárias de vários estados do Brasil.

O protocolo do NITA/UFPR foi estabelecido em 2012 e tem por objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável, por meio da pesquisa e da difusão de tecnologias sustentáveis, envolvendo princípios da produção integrada de sistemas agropecuários sem uso de defensivos agrícolas, preconizando atender objetivos do desenvolvimento sustentável. A programação do evento vai das 8 às 12 horas.  Esse Dia de Campo contará com a palestra de abertura com o professor Paulo Cesar de Faccio Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e na sequência os participantes irão visitar as diferentes estações.

O dia de campo seguirá medidas de segurança frente ao COVID-19, sendo obrigatório o uso de máscaras e distanciamento social. O evento tem apoio da Embrapa Florestas, Sistema Ocepar Paraná, Cooperativa Cooperante, Coopagrarias, Centro Acadêmico da Zootecnia, Agrárias Tech, Capes e CNPq.

Sobre o Nita 

O Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (NITA) é constituído por parcerias que envolvem, além da UFPR, a UFRGS, Unicentro, UTFPR, UFSC, Embrapa, IAPAR, USDA, com participação de professores, pesquisadores, acadêmicos de pós-graduação e graduação ligados à área das ciências agrárias e ciências ambientais. A base teórica que orienta o Núcleo é que o incremento da biodiversidade possibilita explorar melhor as funções dos ecossistemas, pois promove ciclagem de nutrientes mais eficiente e maior sequestro de carbono, reduzindo o impacto ambiental dos sistemas de produção.

Mais informações: (41) 99222-9881, com o professor Anibal de Moraes e (41)99119-1807 , com a professora Claudete R. Lang.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...