UFPR realiza campanha para os povos indígenas contra fakenews sobre vacinas

17 fevereiro, 2021
20:40
Por
0
Extensão e Cultura

Camila dos Santos da Silva é estudante da UFPR e indígena pertencente ao povo Kaingang. Ela foi uma das alunas convidadas a participar da campanha pela vacinação. Imagem: Reprodução UFPR TV.

A Superintendência de Comunicação da UFPR, por meio da UFPR TV, está produzindo uma série de vídeos para os povos indígenas com o objetivo de combater as fakenews sobre a vacinação contra o coronavírus. Os vídeos foram gravados por alunos indígenas da UFPR, indicados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD). Os estudantes pertencem à diferentes etnias e informam nos vídeos sobre o papel das vacinas na luta contra o coronavírus, a importância da imunização para os povos indígenas e sobre a segurança das doses.

Para o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, “é muito importante essa ação em parceria com os estudantes indígenas, para esclarecer o papel importante da vacina para preservar a vida de todos, inclusive e principalmente nas comunidades indígenas”.

Campanha

A campanha coordenada pela Sucom faz parte do trabalho do grupo Todos pelas Vacinas, que integra as universidades públicas do Paraná (UFPR, Unespar, Unioeste, UENP, UEL, UEM, Unicentro, UEPG, UFFS, UNILA, UTFPR, IFPR), universidades privadas (PUC-PR e Tuiuti), a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

“É um orgulho para nossa UFPR promover essa ação em conjunto com os alunos indígenas. Temos de saber valorizar o espaço de fala das diferentes etnias e fazer chegar ao maior número possível de comunidades indígenas em todo o país”, afirma o professor Carlos Alberto Martins da Rocha, superintendente de Comunicação da UFPR.

Playlist

A UFPR TV também produziu vídeos sobre a vacinação no Paraná e sobre a importância dos voluntários que testaram as vacinas, trabalho que foi coordenado no estado pelo Complexo Hospital de Clínicas.

Novos materiais sobre o assunto estão em produção. Clicando aqui você encontra a playlist completa e é possível ativar notificações para ser informado sobre as novidades.

Crédito da foto de capa: Hans Schwarzkopf/ Pixabay.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]