Exposição didática de solos (foto arquivo Solo na Escola)
Após dois anos fechado devido à pandemia de COVID-19, foi reaberto o agendamento de visitas para a Exposição Didática de Solos, localizada no campus do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Muito procurada por escolas de ensino fundamental e médio, a exposição é um espaço de divulgação científica, vinculado ao Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR, que visa popularizar o solo e sua importância. O espaço expositivo possui maquetes, experimentos, banners e perfis didáticos de solos, tendo recebido melhorias durante o período de pandemia para atender de forma mais satisfatória os visitantes.
Na visita são abordados temas relacionados ao solo como: formação e horizontes; textura; porosidade e compactação; ciclos biogeoquímicos; adubos minerais e orgânicos; solos urbanos; densidade do solo; tipos de solos; erosão hídrica e eólica; funções do solo; dentre outros.
Estudantes visitam a exposição (foto arquivo Solo na Escola)
O agendamento é realizado para grupos com até 30 pessoas, desde o terceiro ano do ensino fundamental até a educação superior, por ordem de solicitação, sendo que a visita dura, em média, uma hora e meia.
Para ampliar as datas e horários disponíveis, neste momento de reabertura, foram implantadas duas opções para agendamento:
Caso a escola, colégio ou instituição de ensino técnico ou superior tenha interesse em uma destas modalidades, deve preencher o formulário de solicitação de agendamento.
Exposição apresenta tipos de solos (arquivo Solo na Escola)
SERVIÇO:
Programa Solo na Escola/UFPR
Endereço: Rua dos Funcionários, 1540, Cabral, Curitiba, PR
Contatos: (41) 3350-5603 ou agendaprojetosolonaescola@gmail.com
Formulário para agendamento de visitas: https://forms.gle/18ZKARHMMtJZz71A9
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]