logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR promove primeiro encontro entre profissionais do Paraná para discutir controle da população de cães e gatos

O controle da quantidade de cães e gatos abandonados pelas ruas dos municípios do Paraná será discutido por profissionais de todo o estado ligados à problemática – direta ou indiretamente. O I Simpósio sobre Manejo Populacional de Cães e Gatos do Paraná será realizado pela UFPR, por meio dos departamentos de Medicina Veterinária (Setor de Ciências Agrárias) e Saúde Comunitária (Setor de Ciências da Saúde), e conta com parceria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) e do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC) – organização sem fins lucrativos que fornece serviços de formação e apoio profissional.

FOTO: Ana Assunção
Ações para o manejo populacional de cães e gatos devem levar em consideração também a garantia de proteção e bem-estar aos animais. FOTO: Ana Assunção

O planejamento e a execução de ações de manejo das populações de cães e gatos em áreas urbanas são grandes desafios para os gestores municipais. Ao mesmo tempo, ações desta natureza tornam-se cada vez mais necessárias para tentar minimizar problemas, como o alastramento de zoonoses, e buscar alternativas que garantam proteção e aumento do bem-estar das espécies.

Para isso, o evento – que será realizado nesta sexta-feira (28) – propõe uma programação com espaço para discussões entre os participantes e conhecimento compartilhado por especialistas da Comissão de Saúde Pública do Conselho Federal de Medicina Veterinária e das secretarias estaduais de Saúde do Paraná e de São Paulo. Na pauta, aspectos éticos, legais, sociais, sanitários, econômicos e ambientais para construção de políticas públicas, definição de estratégias e padronização das práticas de manejo dessas populações nas cidades paranaenses.

Segundo a organização do simpósio, uma das intenções do encontro é também realizar um diagnóstico situacional das estruturas físicas e de recursos humanos dos municípios participantes voltadas ao enfrentamento do problema. Todo o conteúdo abordado no evento servirá ainda como preparatório para o I Encuentro Latino Americano de Manejo de Poblaciones de Perros y Gatos, que será realizado em abril de 2017, também em Curitiba.

SERVIÇO
I Simpósio sobre Manejo Populacional de Cães e Gatos do Paraná
Data: 28 de agosto
Horário: a partir das 8h
Local: Auditório do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540, Juvevê – Curitiba/PR)
Inscrições e mais informações: www.itecbr.org/eventos
Entrada gratuita

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...