UFPR sedia o VIII Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas

01 dezembro, 2013
20:00
Por Priscila
0
Ciência e Tecnologia

Foto: Reprodução

Cerca de 400 pesquisadores, docentes e alunos de graduação e pós-graduação participarão do VIII Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas, que será promovido pela UFPR a partir da próxima terça-feira (2) até 5 de dezembro. Para ministrar palestras e minicursos no evento, que tem como tema principal “Geoinformação ─ novas perspectivas para as Ciências Geodésicas”, foram confirmadas presenças de expoentes da área que atuam no Brasil e Exterior. A abertura do evento bem como as palestras serão realizadas no auditório do 1º andar do Prédio da Administração, no Centro Politécnico.

O objetivo do encontro é a consolidação de um espaço democrático para a troca de ideias, a divulgação de avanços nas Ciências Geodésicas com enfoque em Levantamentos, Cartografia, Sistemas de Informações Geográficas, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto. Interessados em participar do evento ainda podem se inscrever acessando o endereço eletrônico www.cbcg.ufpr.br.

Minicursos

No primeiro dia do evento serão ministrados nas dependências da Funpar, Rua João Negrão, 280, Centro, três minicursos com 40 participantes cada (20 profissionais e 20 estudantes). As inscrições para essas atividades podem ser feitas até o dia 28, pelo e-mail (cbcg@ufpr.br). Segundo a professora Claudia Robbi Sluter, que coordena o evento, os minicursos serão realizados em inglês.

Riccardo Barzaghi ministrará o minicurso “Fundamentals of Least Square Collocation (LCS)” e que tem carga de 8 horas aula. Stefan Janos Hinz falará no segundo minicurso sobre “Remote Sensing and Image Processing with Synthetic Aperture Radar”, com 4 horas/aula e Mike Jackson abordará no último minicurso o tema “Crowd-sourcing and spatial data quality” também com 4 horas/aula.

Na terça-feira (3), tem início as demais atividades do Colóquio (apresentações orais, pôsteres e mesas-redondas). Elas serão realizadas no auditório do Setor de Tecnologia da UFPR, no Centro Politécnico. A íntegra da programação pode ser visualizada na página do evento.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]