logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR promove nesta terça debate sobre opinião pública e pós-verdade

Em tempos em que boatos se multiplicam rapidamente e com frequência se sobrepõem aos fatos, a Universidade Federal do Paraná vai reunir especialistas para um debate sobre o tema nesta terça-feira, 12 de setembro. Aberto ao público, o debate “Opinião pública e pós-verdade” terá como convidados os jornalistas Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL, e Juliana Dal Piva, subeditora da Agência Lupa, pioneira em fact-checking (checagem de fatos e dados) no Brasil, e a jornalista e professora Kelly Prudencio, do Departamento de Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

O debate também será transmitido pela UFPR TV em seu canal no Youtube e na página do Facebook. O evento faz parte do ciclo UFPR Pensando o Brasil, que vem promovendo debates sobre temas da atual agenda do País. Os dois primeiros trataram de reforma trabalhista e reforma da Previdência.

“O tema desta semana é mais do que atual e pertinente para o momento político-social que vivemos. Verdades e pós-verdades são construídas e disseminadas, provocando desinformação e, infelizmente, fomentando discursos baseados na intolerância”, afirma o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

A apresentação do debate será feita pela professora Regiane Ribeiro, do Departamento de Comunicação da UFPR, e a mediação pelo professor Emerson Urizzi Cervi, do Departamento de Ciência Política.

O próximo debate será no dia 5 de outubro, sobre “Desigualdade e direitos sociais no Brasil: movimentos, conflitos e alternativas”.

 

UFPR Pensando o Brasil – Opinião Pública e Pós-Verdade

Data: 12 de setembro, às 19 horas

Local: Auditório do Setor de Artes, Comunicação e Design – Rua Bom Jesus, 650 – Cabral

 

Debatedores convidados

Juliana Dal Piva

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem mestrado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Foi repórter de O Globo, Folha de S.Paulo, O Dia e O Estado de S.Paulo. Venceu os prêmios Embratel e Libero Badaró de jornalismo impresso em 2014. Também foi menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2014. É autora do livro-reportagem Em luta pela terra sem mal, da editora Multifoco. Atualmente, é subeditora da Agência Lupa, pioneira em fact-checking no Brasil.

 

Rodrigo Flores 

É jornalista formado pela Escola de Comunicação e Artes da USP, turma de 1998, ECA/USP e pós-graduado em Política Estratégica na mesma universidade, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Está no UOL desde 1999, tendo sido repórter de esportes, editor-assistente de economia, editor de últimas notícias, âncora do UOL News e gerente geral de notícias. É diretor de conteúdo do UOL desde 2011.

 

Kelly Cristina de Souza Prudencio

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com estadia de pesquisa na Freie Univesität Berlin (2004). Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (1994), onde é professora e pesquisadora no Departamento de Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Secretária Geral da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) no biênio 2015-2017. Editora da Revista E-Compós, da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), no biênio 2017-2019. Tem experiência na área de Comunicação e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e movimentos sociais, comunicação e participação política, lutas por reconhecimento, ativismo digital e estudos de enquadramento noticioso e interpretativo. Coordena o COMPA, grupo de pesquisa Comunicação e participação política (CNPq), integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).

 

Apresentadora

Regiane Ribeiro

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP. Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas. Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professora Permanente do Mestrado em Comunicação na linha de pesquisa Comunicação e Formações sócio-culturais. É líder do NEFICS – Núcleo de Estudos em Ficção Seriada e atualmente coordena a pesquisa Representação da Mulher Latina no Audiovisual e é diretora de Comunicação Institucional e Marketing da Superintendência de Comunicação da UFPR.

 

Mediador

Emerson Urizzi Cervi

Professor associado do Departamento de Ciência Política; professor permanente do programa de pós-graduação em Ciência Política e do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – Iuperj (2006). Possui estágio pós-doutoral em partidos e eleições na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais- Espanha (Flacso-es)/Universidad Salamanca com financiamento Capes (2015-2016). Coordena o grupo de pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública – Cpop, com pesquisas e publicações nas áreas de debate e opinião pública, eleições, partidos, comunicação eleitoral, financiamento de campanhas e metodologia de pesquisa. Coordenador do programa de pós-graduação em Ciência Política da UFPR (2012-2014). Coordenador do Grupo de Trabalho em Financiamento Política da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais – Anpocs (2013-2014) e Seminário Temático em Métodos aplicados às ciências sociais – Anpocs (2016).

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...