logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR promove integração dos estudantes dos Programas de Residências Médica e Multiprofissional 2017

Setor de Ciências da Saúde promove integração de novos residentes de Medicina e mais nove cursos. Foto: Marcos Solivan/ Sucom UFPR

Os novos residentes dos Programas de Residências Médica e Multiprofissional 2017 foram recebidos nesta quinta-feira (2) no Setor de Ciências da Saúde da UFPR. Os futuros profissionais se especializarão, por aproximadamente dois anos, em diversas áreas de atenção à saúde.

Além da Residência Médica, desde 2010 o curso aborda a Residência Multiprofissional, que envolve nove diferentes áreas da saúde: Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Juntos, esses profissionais formam uma equipe completa e especializada em atenção à saúde, tendo capacidade para atender as mais variadas demandas.

O gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo de Hospital de Clínicas, Rosires Pereira de Andrade, lembra a importância desse curso de especialização que completou 50 anos de funcionamento em 2016. “O HC teve seu corpo clínico estabelecido em 1961, o que possibilitou a Residência Médica aqui na  UFPR.  Já a Residência Multiprofissional, iniciada a partir de 2010, proporciona às nove profissões a especialização nessas áreas de atenção hospitalar”, explica.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça, – gestor da pasta à qual as Residências Médica e Multiprofissonal estão relacionadas – deu as boas-vindas aos futuros profissionais e salientou a importância desse acolhimento inicial aos estudantes. “Os alunos se sentem bem recebidos, além de serem lembrados de seu compromisso com a universidade pública. A presença deles aqui com certeza ajudará na promoção da qualidade interna  da instituição”, comenta.

Após a solenidade, os participantes assistiram a uma palestra sobre ética ministrada pelo vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná,  Roberto Issamu Yosida.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...