Democratizar a educação. Esse é o objetivo da Educação a Distância (EaD), que foi incorporada nas práticas pedagógicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1998. Hoje a instituição oferece curso de graduação, pós-graduação e capacitação nesse modelo, por meio da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead/UFPR).
Para ofertar os cursos de graduação a distância a UFPR possuí parceria coma Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior formado por universidades públicas com o intuito de levar formação qualificada, por meio da metodologia da educação a distância, para pessoas que não teriam acesso a cursos de nível superior.
Em parceria com a UAB, por meio da Cipead, a UFPR oferece formação continuada de professores da rede pública de educação, no nível de pós graduação stricto sensu e capacitação de atuais e futuros administradores públicos pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública.
Neste dia 30 a UFPR está sediando o evento, organizado pela CIPEAD/UFPR, “Desafios e Perspectivas da Universidade Aberta do Brasil no Paraná”, com o objetivo de discutir o futuro dessa modalidade, a fim de fortalecê-la e garantir sua qualidade.
No período da manhã, após a abertura, o evento teve a apresentação do “Cenário da UAB: desafios e perspectivas”, no qual o Coordenador de Apoio a Pólos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Alexandre Marques Póvoa apresentou dados sobre a atuação das universidades inseridas na UAB, que tem garantido o acesso crescente de pessoas à uma graduação.
O evento continuará no período da tarde, com o Fórum Nacional de Coordenadores de Pólo UAB, Fórum de Coordenadores de Pólo Paraná e o Fórum da UAB Paraná. Haverá ainda, 14h, um momento de discussão da operacionalização da “assistência à docência”, uma novidade que quer auxiliar no intercambio e gestão de informações entre os atores envolvidos na oferta dos cursos: pólos, universidades e Capes.