logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR promove curso sobre surdocegueira

Nos dias 8 e 9 de janeiro, será oferecido na UFPR o Curso Introdutório de Surdocegueira, que pretende desenvolver técnicas que integram o Pro-Tactile (PT) Program, para capacitar familiares e profissionais da área, quanto aos processos comunicativos mais adequados ao perfil de cada pessoa surdocega.

O curso será ministrado por Steven Collins, proeminente pesquisador na área da surdocegueira, da Gallaudet University – maior universidade para surdos no mundo. Steven Collins tem se dedicado a desenvolver programas de capacitação para a comunicação e interação com surdocegos, estimulando a sua autonomia e independência social em vários países.

O evento é promovido em conjunto pela Pró-Reitoria de Graduação da UFPR (Prograd), por meio do Napne (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais), Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração do Surdo) e pela coordenação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Setor de Ciências Humanas da UFPR.

Segundo os organizadores, este curso dará acesso ao conhecimento de formas de comunicação adequadas, e assim oferecerá um primeiro passo para a superação de estigmas e práticas discriminatórias envolvendo pessoas surdocegas. Na literatura especializada, a surdocegueira é descrita como uma deficiência única, causada pela perda da visão e da audição, total ou parcial, afetando a comunicação, a mobilidade, a interação e o acesso às informações, a depender da extensão e comprometimento das perdas.

A coordenadora do Napne, Laura Ceretta Moreira, aponta que as políticas inclusivas na área das necessidades educacionais especiais vêm sendo implantadas de forma mais efetiva na UFPR desde 2006, com a inauguração do NAPNE, que desde então realiza inúmeros eventos sobre o tema. No entanto, a UFPR ainda não havia realizado nenhum evento que tratasse especificamente da inclusão da surdocegueira. A coordenadora nacional da Área da Surdocegueira da Feneis, Rosani Suzin, ressalta que o desconhecimento sobre a surdocegueira é a principal barreira à sua inclusão social.

As vagas para o curso já estão esgotadas.

Evento: Programa Pro-Tactile (PT) para Comunicação e Inclusão Social de Surdocegos

Local: Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade, 50

Horário: 13:30 às 20:00

Informações: Napne (3310-2659/ 2698)

Por Helen Mendes

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...