logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR promove capacitação de auditores internos de instituições de ensino superior

Auditores de instituições de ensino superior de vários estados estão em Curitiba para participar de uma semana de capacitação organizada pela Universidade Federal do Paraná, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, em parceria com outras universidades. O evento, que começou nesta segunda-feira (19), visa preparar os profissionais para o uso de plataformas públicas de dados e promover a reflexão sobre a administração pública, os controles e as formas como relatórios gerados pelos departamentos de auditoria podem sustentar o processo decisório das gestões das universidades.

A chefe da Auditoria Interna da UFPR, Luciane Mialik Wagnitz Linczuk, abriu o evento lembrando que a intenção é “promover um intercâmbio de conhecimento entre os servidores das auditorias internas das instituições de ensino superior, buscando uniformizar os trabalhos, disseminar boas práticas adotadas, por meio do compartilhamento de saberes, métodos e técnica ligadas à auditoria governamental”.

O encontro discutirá e atualizará os auditores em duas grandes frentes: o paradigma da administração pública, que diz respeito à governança, gerenciamento de riscos e controle; e um treinamento sobre o Tesouro Gerencial, sistema do governo federal para consulta da execução orçamentária e financeira e de informações de custos do governo federal. Para isso, foram convidados Bruno Dantas Affonso, auditor vinculado à Auditoria Técnica do Conselho de Curadores da Universidade Federal Fluminense, e Ênio Henrique Teixeira, auditor-chefe da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Para o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a capacitação é fundamental para incrementar serviços e para que a universidade siga debatendo e implementando ações que melhorem os controles. “Esse evento demonstra a disposição da UFPR em reforçar os mecanismos de auditoria, do controle e da transparência. E, ao mesmo tempo, viabiliza um diálogo aberto com os órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU)”, disse.

O reitor lembrou que, em seis meses, sua gestão adotou várias medidas no sentido de dar mais transparência aos dados da universidade – entre elas a criação do Comitê de Governança de Bolsas e Auxílio e do Comitê de Dados Abertos. O primeiro está trabalhando no sentido  de total clareza e controle sobre todas as bolsas que existem na universidade. O segundo concentra esforços na publicização dos dados da universidade.

“Fora isso estamos, no dia a dia, buscando incrementar no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional políticas para que tenhamos um planejamento claro e compartilhado com toda a universidade, de modo que tenhamos uma gestão eficiente, transparente e com controle . É esse o grande esforço da administração neste momento”, afirmou.

Estiveram presentes também na abertura da semana de capacitação o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e reitor em Exercício do Instituto Federal do Paraná, Paulo Tetuo Yamamoto; a vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzon de Muniz; o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União do Paraná, João Manoel da Silva Dionisio; o superintendente de Controladoria Regional da União do Paraná, Moacir Rodrigues de Oliveira; o  assessor de Desenvolvimento Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Vilson Ongaratto;  Andrea Traub, servidora técnico-administrativa no exercício da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPR; e Roberto Batista,  da Auditoria Interna da UFPR.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...