logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR promove ações de integração para imigrantes haitianos

O Projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), junto com alunos e professores do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, tem ajudado vários imigrantes haitianos. Cerca de 200 alunos têm aulas de português e recebem, também, uma série de acompanhamentos que visam auxiliar essas pessoas a se integrar melhor nessa realidade que é morar em um novo país.

Os participantes, além de aprender uma nova língua, contam com assessoria jurídica, aulas de informática, aulas de história do Brasil e acompanhamento psicológico. Essas ações são desenvolvidas com auxílio de diversos setores da Universidade, como os cursos de Direito (e o Projeto Refúgio, Migrações e Hospitalidade) e Psicologia.

 

Encontros do PBMIH

Os alunos também participam de eventos organizados pelo programa. No último sábado (15), por exemplo, cerca de 90 pessoas fizeram uma visita ao Museu Oscar Niemeyer. Os alunos saíram da Reitoria às 14h em direção ao Museu, que liberou a entrada dos participantes, visando justamente estimular essa inclusão cultural.

FOTO: Rafael Mendonça

O próximo encontro já está marcado para o próximo sábado (22) e será a partir das 18h na Praça de Bolso do Ciclista. O evento será aberto ao público e contará com debates, mostra de vídeos e fotos, música e venda de Soup Joumou – prato típico haitiano.

O Celin (Centro de Línguas e Interculturalidade) fornece apoio ao projeto, dentre outras formas, com a organização dos eventos. A servidora Isabel Raggio é organizadora e para ela essa é uma ótima oportunidade de integrar a população e esses imigrantes, ainda mais após os recentes casos de xenofobia no Paraná. “O evento é uma maneira de tomar uma atitude contra esses pensamentos racistas e xenófobos. Uma oportunidade de conhecermos melhor esses haitianos e nos opormos a essas atitudes preconceituosas”, explica Isabel.

 

Serviço
PLAS AYISYEN – Somos Todos Migrantes!
Local: Praça de Bolso do Ciclista – Rua São Francisco, 35 – Centro
Horário: 18:00h

Por Kaleb Ferreira (sob orientação de Jaqueline Carrara)

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...