logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR planeja construção de Centro de Inovação em Ciência e Tecnologia em Palotina com apoio da Finep

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberá apoio financeiro para implantar um Centro de Inovação no Setor Palotina. A instituição foi uma das selecionadas na edição de 2022 da Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/Programa Ambientes de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o projeto “Centro de Inovação em Ciência e Tecnologia de Palotina (CICT)”. A proposta da universidade está entre as 18 aprovadas pela empresa pública brasileira vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A finalidade da proposição inscrita pela UFPR: implantar o Centro em Palotina para consolidar um espaço voltado para o fomento tecnológico da região oeste do estado, para desenvolvimento, prototipagem, teste e validação de soluções que atendam às demandas locais e regionais.

Coordenado pelo professor Maurício Guy de Andrade, do Departamento de Engenharias e Exatas (DEE) do Setor Palotina, o projeto vislumbra o a criação e o aprimoramento de tecnologias, principalmente ligadas ao agronegócio. Na visão do docente, é essencial criar plataformas de tecnologias que possam reduzir custos, minimizar riscos, incrementar qualidade nos processos e socializar o acesso à inovação aberta para todas as empresas e sociedade em geral.

“O Centro de Inovação em Ciência e Tecnologia de Palotina irá propiciar um ambiente de inovação na cidade, gerando e escalando ideias, aumentando a conexão entre indivíduos e, principalmente, entre a universidade, as empresas e a comunidade, criando produtos, projetos e processos de impacto e que tragam melhorias para a vida das pessoas”, afirma Andrade.

Segundo José Sikora Neto, diretor de Prospecção e Portfólio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn), as ações permeadas por parcerias entre a universidade, o poder público municipal e as empresas irão viabilizar um espaço colaborativo de inovação. “A execução de projetos com potencial para gerar patentes, registros e transferência de tecnologia da Federal do Paraná para as instituições e a comunidade estabelece um espaço para a geração de ideias”, conclui.

De acordo com Maurício, o valor aprovado, de dois milhões de reais, será destinado para a construção do prédio de 557 metros quadrados do CICT-Palotina. A previsão é de que a obra seja concluída em cinco anos. O Centro será alocado em um terreno doado em 2013 à UFPR pela Prefeitura da cidade. O projeto conta, ainda, com a participação e o aporte de recursos do Município no da ordem de quinhentos mil reais, os quais devem ser usados para a reforma da Incubadora Municipal de Palotina.

A Chamada Pública da Finep é anual e tem o objetivo de selecionar projetos para receber apoio financeiro de instituições de pesquisa e empresas brasileiras que visam contribuir para o progresso científico e tecnológico do país.

Confira as propostas contempladas na edição 2022 da Chamada Pública da Finep

Por Felipe Reis, com informações da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn-UFPR) 

Sob orientação de Bruna Bertoldi Gonçalves

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...