UFPR pesquisa impacto da pandemia em crianças com Transtorno do Espectro Autista

18 maio, 2021
13:34
Por
0
Extensão e Cultura

A pesquisa vai servir como base para a produção de um material de orientação para famílias com crianças com TEA. Foto: Pixabay.

A Clínica Escola de Terapia Ocupacional realiza uma pesquisa para investigar o impacto da pandemia de Covid-19 no desempenho ocupacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os pesquisadores buscam pais ou responsáveis por crianças de 4 a 12 anos com TEA para participar da investigação, que vai resultar em um material de orientação e de apoio para as famílias.

A pesquisa é realizada por meio de contato telefônico e dura cerca de 30 minutos. Durante a conversa, os responsáveis são questionados sobre dificuldades apresentadas pelas crianças antes e durante a pandemia na rotina, em brincadeiras, no sono e em atividades escolares. Ao final, os participantes recebem uma cartilha com orientações de atividades que podem ser realizadas em casa por crianças com TEA. O material foi elaborado pela Associação Brasileira de Integração Sensorial.

O projeto de pesquisa é de responsabilidade de Karina Stella Aoki Ferreira, com colaboração das professoras Ana Carolina Passos de Oliveira e Claudio Omairi, do curso de Terapia Ocupacional. Karina é terapeuta ocupacional e trabalha na Clínica Escola de Terapia Ocupacional da UFPR desde 2012, mas por conta da pandemia os atendimentos estão paralisados. “Com a realização de teleatendimentos ano passado, senti necessidade de realizar essa ação clínica, abrindo para toda a comunidade. A demanda de crianças com TEA em Curitiba é bem grande e muitas não têm condições de pagar por atendimentos particulares. A ideia do projeto é identificar as principais dificuldades que estas crianças e famílias estão enfrentando para propor intervenções”, explica.

A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética do Setor de Ciências da Saúde. Os interessados em participar devem fazer contato por meio do aplicativo whatsapp pelo número (41) 3361-3791.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]