ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR pelo desbloqueio do orçamento das universidades federais

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca, esteve presente no Ato pelo Desbloqueio do Orçamento das Universidades Federais que ocorreu nesta quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Foto: Arquivo pessoal

O evento, promovido pela Andifes e a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, teve como objetivo sensibilizar parlamentares e buscar ajuda na casa legislativa para tentar reverter os cortes orçamentários, anunciados pelo governo federal, que atingem a todas as universidades federais brasileiras.

“Foi muito importante e estratégico sensibilizar os parlamentares para essa demanda e para essa urgência das universidades federais brasileiras. Foi um evento que pôde contar com a participação pluripartidária, muito ampla e representativa, de modo que a ação da Frente Parlamentar e da Andifes deu um passo importante para as possibilidades de desbloqueio dessas verbas, que são fundamentais para a subsistência das universidades até o final do ano”, disse o reitor Ricardo Marcelo.

O ato foi transmitido pelo canal da Andifes no Youtube.

Sobre os cortes

O Ministério da Educação (MEC) bloqueou, no dia 27 de maio, 14,5% da verba das universidades e institutos federais para despesas de custeio e investimento. Só na UFPR foram R$ 25.691.096 bloqueados.

Mesmo após o MEC anunciar a redução do bloqueio de 14,5% para 7,2% nos recursos de uso discricionário, as universidades, por meio da Andifes, têm se mobilizado e buscado apoio para reversão total do bloqueio e recomposição dos seus orçamentos.

O bloqueio das verbas destinadas ao custeio das instituições ameaça o funcionamento do segundo semestre, com impactos diretos em pesquisas científicas, projetos de extensão e manutenção.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...