logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR passará a oferecer mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

A Universidade Federal do Paraná vai integrar a Rede Nacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). A parceria viabilizará infraestrutura e corpo docente para a oferta, a partir de 2018, de um curso de mestrado profissional voltado para o aprimoramento da formação de profissionais que atuam nas áreas de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação, em diversos setores.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu é fruto de uma união de instituições de ensino superior com a Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Tecnologia (Fortec). O mestrado profissional instituído em 2015 foi recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superioer (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz reuniu-se com representantes da PRPPG, da Agência de Inovação, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas e do Fortec para discutir o projeto. Foto: Leonardo Bettinelli

Agora a Rede Nacional Profnit está expandindo o curso, como informa Josealdo Tonholo, pró-reitor da Fortec e coordenador do Programa de Empreendedorismo da Universidade Federal do Alagoas. “Com esta medida teremos profissionais da área de inovação espalhados por todo o território nacional”, afirma. Atualmente, participam do projeto 12 instituições públicas de ensino e a estimativa é alcançar 20 parceiras em 2018.

Este é um programa que visa agregar duas importantes áreas, a acadêmica e a industrial, para viabilizar o objetivo comum da promoção da inovação. “O perfil do estudante que deve se beneficiar com essa oportunidade é o do profissional que já atua na área de inovação e que, desta forma, poderá desempenhar melhor seu papel. O público-alvo consiste em integrantes de instituições da área, como do Sistema Indústria e do Sebrae, entre outras”, explica Tonholo.

Ele considera o Profnit um relevante meio para otimizar a interação da universidade com a sociedade. “A proposta faz com que a universidade tenha acesso a um perfil de empreendedores diferentes do que ela está acostumada. O propósito é formar um agente de inovação que venha a auxiliar na quebra das barreiras de comunicação entre indústria, universidade e governo”, afirma.

Segundo o coordenador dos Programas de Pós-Graduação da PRPPG, André Rodacki, o programa é uma grande oportunidade de levar os conhecimentos e a inovação que a universidade produz para a sociedade. “Especialmente quando falamos em transferência de conhecimento, é fundamental que a instituição se aproxime do setor produtivo. É um canal que permitirá a capilarização desses conhecimentos para a sociedade de forma geral”.

Ainda segundo Rodacki, a UFPR participa da iniciativa com cerca de 15 docentes de diversas áreas de conhecimento, o que está em consonância com os planos da instituição e da Agência de Inovação de levar a excelência da universidade para outros segmentos da comunidade

Curso e processo seletivo

O Mestrado Profissional será integralmente gratuito e ofertará cerca de 20 vagas em seu primeiro processo seletivo. De acordo com Tonholo, a ideia é lançar o edital de seleção ainda este ano para que no início de 2018 se iniciem as atividades na UFPR. O Setor de Ciências Sociais Aplicadas, localizado no Campus Jardim Botânico, sediará as aulas.

O processo seletivo terá duas etapas: a primeira consiste em uma prova nacional e a segunda é uma seleção com base na análise curricular, verificando a forma que o candidato se posiciona com relação às ações de inovação.

A UFPR será o terceiro ponto focal do Profnit no estado do Paraná. O programa já atua em Guarapuava e em Maringá, por meio de parcerias com instituições de ensino dessas regiões.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...