UFPR passa por recredenciamento institucional na modalidade EaD

12 julho, 2023
16:15
Por Juliana Marques
0
Carrossel

Todas as instituições de ensino superior brasileiras para ofertarem uma modalidade de ensino precisam estar credenciadas junto ao MEC. Este credenciamento possui sempre um prazo limitado. A UFPR é credenciada para ofertar ensino na modalidade a distância e presencial. Assim, no ano de 2023 torna-se necessário realizar a validação do processo de credenciamento da UFPR para oferta de Ensino a distância.

Para obter o recredenciamento institucional, um procedimento avaliativo deve ser realizado pelo MEC para aferir a qualidade da infraestrutura, do ensino e dos serviços prestados pela universidade.  Trata-se de um processo regulatório e avaliativo, pois está vinculado ao desempenho da IES com base em um instrumento de avaliação padronizado, que atribuirá um Conceito Institucional (CI) que varia de 1 (pior) a 5 (melhor). Os eixos que compõem a avaliação são os seguintes: 1- planejamento e avaliação institucional (peso 10); 2 – desenvolvimento Institucional (peso 30); 3 – políticas acadêmicas (peso 10); 4 – políticas de gestão (peso 20) e 5 – infraestrutura (peso 30).

Como acontece o processo de recredenciamento

O recredenciamento é composto por duas fases: uma de instrução e protocolo e outra de avaliação realizada por visita in loco/virtual de avaliadores do MEC-Inep. Tanto na primeira fase, quanto na segunda, o envolvimento de toda a Instituição é fundamental.

Em 2023, o protocolo para recredenciamento institucional da modalidade de educação a distância (EaD) já foi realizado, e a Universidade encontra-se na fase de preenchimento do formulário que compõe o processo avaliativo e que antecede a visita da comissão avaliadora. Na sequência, a UFPR iniciará o processo de recredenciamento da modalidade presencial. 

Comissão Institucional e Comissão Executiva

Para garantir os protocolos e os subsídios necessários à comissão avaliadora, a UFPR designou um Comitê Institucional e um Comitê Executivo através da Portaria UFPR nº 476, de 20 de abril de 2023. Mas a participação de toda a comunidade universitária também é fundamental para que a qualidade das políticas e práticas acadêmicas da UFPR seja reconhecida nesse processo de avaliação. Durante a fase de visita da comissão avaliadora, estão previstas entrevistas com estudantes, servidores docentes e servidores técnico-administrativos.

O recredenciamento institucional reconhece os resultados já alcançados e assegura a continuidade dos serviços educacionais prestados pela nossa UFPR.                          

Para saber mais informações sobre o recredenciamento, acesse o conteúdo disponível pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, Instrumento de Avaliação Externa Presencial e a Distância. E diretamente pela página da Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD).      

Com informações da Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional da UFPR

                                                                                                                               

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]