Diante da diminuição dos investimentos em ciência e tecnologia, o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) provocaram as instituições de ensino superior e pesquisa a realizar no dia 25 de outubro atividades de mobilização e sensibilização, mostrando à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano dos cidadãos.
O professor Rodrigo Arantes Reis, coordenador da mobilização na UFPR, explica que é um protesto contra os cortes e restrições para a área de ciência como um todo. “Fizemos um painel aqui na entrada da Feira de Ciências, realizada pelo LabMóvel, em Matinhos, para as crianças tirarem fotos como cientistas e compartilharem nas redes sociais, usando a hashtag #diacdaciencia”, explicou o professor.
A mobilização, que deve se tornar anual, visa a conscientização e o apoio da sociedade à manutenção da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade e do financiamento público no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Feira Regional de Ciências no Litoral
A VII Feira Regional de Ciências do Litoral acontece entre os dias 24 e 26 de outubro, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo programa de extensão LabMóvel, do Setor Litoral da UFPR. Neste ano, o evento é realizado no Sesc Caiobá, onde estão sendo expostos 80 trabalhos desenvolvidos por estudantes de seis municípios do litoral paranaense, além de um de Palotina. A expectativa é que mais de mil pessoas visitem a Feira até quinta-feira.
Neste ano as atividades da Feira serão realizadas também em outros campi da Universidade. “Este é o primeiro ano que a UFPR tem um projeto institucional para a Semana de Ciência e Tecnologia, foram propostas atividades em 18 municípios, muitas delas relacionadas à matemática, que é o tema deste ano”, contou o coordenador Rodrigo Reis. Entre as atividades programadas estão exposições, oficinas e apresentações de peças de teatro, que são realizadas em parceira com programas de pós-graduação em matemática e com Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBIDs) de áreas relacionadas.