UFPR participa de programa de cidadania digital nos municípios

23 junho, 2016
14:16
Por
0
UFPR
Zaki (à direita): "“Vibro quando a UFPR sai dos seus muros e pode ajudar a melhorar a vida das pessoas”. Imagem: Celepar.

Zaki (à direita): ““Vibro quando a UFPR sai dos seus muros e pode ajudar a melhorar a vida das pessoas”. Imagem: Celepar.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, participou do lançamento do programa de formação continuada para gestores dos Espaços Cidadãos. O projeto se baseia no conceito de cidadania digital e objetiva garantir que, em cada Telecentro instalado nos municípios paranaenses, a população seja orientada quanto aos serviços públicos ofertados pelo Governo do Estado pela internet e ainda receba formação educacional por meio do ensino à distância.

Zaki relacionou quatro pontos que considera fundamentais no projeto: cidadania, educação, “a corrente do bem” formada em torno do programa e, por último, a atuação da Universidade fora da sala de aula. “Vibro quando a UFPR sai dos seus muros e pode ajudar a melhorar a vida das pessoas”, comentou, durante webconferência promovida na sede da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), em Curitiba.

Capacitação

O programa pretende capacitar os atuais e futuros gestores dos 399 Espaços Cidadão presentes em 338 municípios do Paraná. Cada gestor receberá um certificado ao final do curso. Além da UFPR e da Celepar, participam como parceiros no programa a AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Secretaria Estadual para Assuntos Estratégicos, Sebrae/Pr (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e ainda o Senai (Serviço Nacional da Indústria).

Participaram também do lançamento do programa de formação continuidade para gestores dos Espaços Cidadãos a diretora da Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância da UFPR, Marineli Joaquim Meier; o secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns; o diretor regional do Senai, Marco Antonio Secco; o coordenador de políticas públicas do Sebrae, Luiz Padilha; e o coordenador do Programa Paranaense de Recursos e Práticas Educacionais da UTPFR, Henrique Oliveira da Silva.

ACS da UFPR, com Assessoria de Comunicação da Celepar

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]