logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR participa de programa de cidadania digital nos municípios

Zaki (à direita): "“Vibro quando a UFPR sai dos seus muros e pode ajudar a melhorar a vida das pessoas”. Imagem: Celepar.
Zaki (à direita): ““Vibro quando a UFPR sai dos seus muros e pode ajudar a melhorar a vida das pessoas”. Imagem: Celepar.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, participou do lançamento do programa de formação continuada para gestores dos Espaços Cidadãos. O projeto se baseia no conceito de cidadania digital e objetiva garantir que, em cada Telecentro instalado nos municípios paranaenses, a população seja orientada quanto aos serviços públicos ofertados pelo Governo do Estado pela internet e ainda receba formação educacional por meio do ensino à distância.

Zaki relacionou quatro pontos que considera fundamentais no projeto: cidadania, educação, “a corrente do bem” formada em torno do programa e, por último, a atuação da Universidade fora da sala de aula. “Vibro quando a UFPR sai dos seus muros e pode ajudar a melhorar a vida das pessoas”, comentou, durante webconferência promovida na sede da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), em Curitiba.

Capacitação

O programa pretende capacitar os atuais e futuros gestores dos 399 Espaços Cidadão presentes em 338 municípios do Paraná. Cada gestor receberá um certificado ao final do curso. Além da UFPR e da Celepar, participam como parceiros no programa a AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Secretaria Estadual para Assuntos Estratégicos, Sebrae/Pr (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e ainda o Senai (Serviço Nacional da Indústria).

Participaram também do lançamento do programa de formação continuidade para gestores dos Espaços Cidadãos a diretora da Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância da UFPR, Marineli Joaquim Meier; o secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns; o diretor regional do Senai, Marco Antonio Secco; o coordenador de políticas públicas do Sebrae, Luiz Padilha; e o coordenador do Programa Paranaense de Recursos e Práticas Educacionais da UTPFR, Henrique Oliveira da Silva.

ACS da UFPR, com Assessoria de Comunicação da Celepar

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...