logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR participa de polos da Universidade Aberta do Brasil em São Paulo

UFPR está entre as 12 universidades participantes de polos UAB em São Paulo. Foto: arquivo pessoal

“Mídias na educação” será o curso de aperfeiçoamento da Universidade Federal do Paraná ofertado a 300 professores da cidade de São Paulo através do projeto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O lançamento do marco inaugural dos primeiros 18 polos da UAB em São Paulo ocorreu na terça-feira (11). A UFPR está entre as doze universidades brasileiras que ofertarão cursos nos polos paulistas e esteve representada no evento pelo reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho e pela coordenadora da UAB na UFPR, professora Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares.

A UAB é um sistema operado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integrado por universidades públicas, que oferece cursos de nível superior, através da educação a distância, para camadas da população que têm dificuldades de acesso à formação universitária. A UAB é integrada por 104 instituições de ensino superior. A UFPR participa do sistema desde 2009 e este ano deve ofertar quase 2 mil vagas em cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização. O desafio de participar das aulas nos polos de São Paulo foi aceito pelo diretor do Setor de Educação Profissional e Tecnológica, professor Luiz Antônio Passos Cardoso.

Além da UFPR e de universidade paulistas, Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal Fluminense participam dos polos de São Paulo. O convite aos reitores para a solenidade partiu do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que agradeceu também a participação de universidades de outros estados no projeto. “Essas 12 universidades estão dando as mãos para São Paulo para contribuir com a nossa educação básica. E um gesto desses, de tamanha cumplicidade, tem que ser reconhecido como algo transformador, pois a universidade se manteve por muitas décadas afastada da educação básica”, ressaltou o prefeito.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...