logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR participa de pesquisa internacional sobre Game of Thrones

A UFPR está participando de uma pesquisa sobre a série Game of Thrones, que é liderada pela Aberystwyth University, do Reino Unido, e envolve pesquisadores de 12 países. Na UFPR, o trabalho é coordenado pela professora Valquíria Michela John, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom). O objetivo da pesquisa é produzir dados sobre como a narrativa de fantasia, presente em filmes e séries, encontra lugar nas histórias modernas.

O estudo é liderado pelo professor Martin Barker, da Aberystwyth University, e tem a participação de mais 40 pesquisadores que possuem algum tipo de interesse por produções televisivas e cinematográficas que seguem o gênero da fantasia, como o filme O Hobbit. Na UFPR, os integrantes do Núcleo de Estudos em Ficção Seriada (Nefics), que faz parte do PPGCom, vão participar da pesquisa na etapa da interpretação dos resultados, que deve acontecer até o fim deste ano.

A pesquisa

A pesquisa internacional é patrocinada pelos próprios pesquisadores e está sendo aplicada simultaneamente nos 12 países participantes. Seu objetivo é contribuir com o conhecimento acadêmico sobre o público e sobre o gênero fantasia. Segundo a professora Valquíria John, o estudo busca entender o que a série significa para aqueles que a acompanham. “A intenção é entender o significado da narrativa de fantasia, por que elas fazem sucesso e também compreender o que as pessoas buscam na série e qual a relação dela com a vida real”, comenta.

O questionário tem 24 questões objetivas e dissertativas, e leva cerca de 20 minutos para ser respondido. Para participar não precisa ser fã da série; basta ter assistido a pelo menos uma temporada.

Aqueles que desejarem responder podem acessar a pesquisa no site www.questeros.org até o início de setembro, quando a atual temporada de Game of Thrones deve acabar. Os resultados da pesquisa serão publicados no site e ficarão disponíveis para pesquisadores e público em geral, incluindo os fãs.

Essa não é a primeira vez que uma produção do gênero fantasia é objeto de uma pesquisa com a participação de pesquisadores do mundo inteiro. Alguns dos envolvidos no estudo sobre Game of Thrones também já participaram de projetos sobre Star Wars, O Hobbit e Senhor dos Anéis. No entanto, Game of Thrones é a primeira série de fantasia a participar de uma pesquisa nesse contexto.

Isso se deve ao sucesso que a série tem alcançado. A professora Valquíria John esclarece que Game of Thrones se coloca como um fenômeno global e isso determinou a escolha dela para a pesquisa: “É uma fantasia épica, mas se destaca entre as produções desse gênero pois tem gerado uma repercussão mundial”.

Depois de finalizada a pesquisa, a equipe do Reino Unido vai repassar os resultados para os coordenadores de cada país. No Brasil, os dados serão analisados pelos grupos Nefics (PPGCOM/UFRP) e Monitor de Mídia (Univali/SC), já que a vice-coordenadora da pesquisa é a professora Laura Seligman, da Universidade do Vale do Itajaí.

.

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...