UFPR participa de debate sobre edificações e comunidades sustentáveis

07 agosto, 2013
17:04
Por Priscila
0
Ciência e Tecnologia

Plateia que compareceu ao Pré-Elecs, realizado no auditório do Observatório Astronômico da UEPG - Foto: Portal UEPG

Duas palestras sobre a temática “Repensar a Cidade Existente” foram proferidas pelos professores da UFPR Aloisio Leoni Schmid e Sérgio Fernando Tavares, no Pré-Encontro Latino-Americano de Edificações e Comunidades Sustentáveis, realizado ontem (6), na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Além do professor da UEPG, Joel Larocca, que também proferiu palestra, participaram do evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UEPG, em parceria com a UFPR e Unicentro, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de engenharia.

Segundo a docente Geovana Wiecheteck, do Departamento de Engenharia Civil da UFPR, as discussões resultantes das palestras integrarão a programação do Encontro Latino-Americano de Edificações e Comunidades Sustentáveis (Elecs), programado para o período de 21 a 24 de outubro, em Curitiba.

A professora Geovana Wiecheteck durante o Pré-Elecs, realizado na UEPG - Foto: Portal UEPG

Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, vice-reitor da UEPG, acredita que o empenho de todos os envolvidos fará com que paradigmas sejam quebrados e nova mentalidade será formada na área de construções, sempre com o pensamento voltado para a sustentabilidade do Planeta. “Esses encontros que estamos realizando com certeza contribuirão para que os objetivos sejam alcançados”, frisou ele.

O Elecs é promovido a cada dois anos pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac) e organizado pelo Grupo de Trabalho em Desenvolvimento Sustentável. A entidade é uma associação técnico-científica, fundada em 1987, e reúne pesquisadores e técnicos envolvidos com a produção e transmissão de conhecimentos na área de tecnologia do ambiente construído.

Diversas especialidades fazem parte dessa área ─ engenharia, arquitetura, física, química e sociologia, empregadas em Construção Civil, Tecnologia de Arquitetura e Habitação. Mais informações sobre o Elecs 2013 podem ser obtidas em www.elecs2013.ufpr.br.

Celsina Favorito, com informações de Carlos Mayer (UEPG).

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]