A UFPR está participando das atividades da Semana Nacional de Trânsito, iniciada no último dia 18 e que prossegue até o próximo domingo, 25 de setembro. Com atividades que visam a conscientização de motoristas e pedestres, a UFPR está presente através dos projetos de extensão “Transformando o trânsito”, coordenado pela professora Iara Thielen, do Departamento de Psicologia.
Também o Programa Institucional de Qualidade de Vida, coordenado por José Carlos Belloto, está integrando a atividade. Nesta manhã de quarta-feira os integrantes do PIQV fizeram uma panfletagem no Centro Politécnico com o objetivo de conscientizar os motoristas. Em uma pesquisa rápida realizada entre as 7h30 e 8 horas da manhã, período em que entraram no campus aproximadamente 1.400 carros, contabilizou-se que 67,5% estavam com apenas um ocupante. O PIQV pretende estimular a carona solidária na UFPR. Brevemente um cadastro será lançado na internet para que as pessoas que queiram dar ou aceitar carona possam se cadastrar, com vistas a diminuir o número de veículos em trânsito na cidade. Também o estímulo ao uso da bicicleta está sendo trabalhado pelo projeto.
A panfletagem no Centro Politécnico incluiu folders para ciclistas, motociclistas e motoristas. Material com dicas, questão da segurança, sobre a paz no trânsito. A professora Miriam Elizabeth Mendes Angelucci, coordenadora de Extensão da PROEC, ressaltou a importância de se divulgar o combate ao uso do álcool no trânsito – “se dirigir, não beba; se beber, não dirija”, durante essa semana, principalmente porque a UFPR faz parte do programa “Ambientes Saudáveis” da Prefeitura de Curitiba e já recebeu o título de “Universidade Saudável”.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Leticia Hoshiguti
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]