Propiciar aos pequenos agricultores e pecuaristas de Tuneiras do Oeste a oportunidade de refletir sobre a organização de uma cooperativa. Este foi o objetivo do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UFPR/ITTI ao promover, na semana passada (1º), a oficina Cooperativismo como prática do desenvolvimento sustentável e solidário.
Os participantes do evento, que integram a Organização Central das Associações de Desenvolvimento Comunitário de Tuneiras do Oeste, conheceram as principais características da sociedade cooperativa; os sete princípios que orientam o cooperativismo; questões legais para dar início a uma cooperativa de agricultores e pecuaristas.
Segundo o Secretário da Agricultura de Tuneiras do Oeste, Valdir Andrade, “uma cooperativa de agricultores só viria a beneficiar o município gerando mais renda e diminuindo o êxodo rural”. O senhor Manoel Sebastião da Silva, produtor rural, afirmou que “o grande conhecimento da professora e a linguagem utilizada nos deu coragem e autoconfiança para concretizarmos nosso sonho.”
De acordo com Sonia Haracemiv, docente do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI), o PEA integra o Projeto Estrada Boiadeira ─ Sonho que se Realiza, elaborado pela UFPR através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste. Além da supervisão e gestão ambiental da obra da Estrada Boiadeira, (BR-487/PR), trecho entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste, o Projeto conta com o PEA, que promove oficinas para os trabalhadores da obra e também para professores e comunidade em geral. Mais informações podem ser obtidas no site www.estradaboiadeira.com.br
Celsina Favorito, com informações do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI).