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Inscrições para Olímpiada Brasileira de Cartografia encerram hoje, terça-feira (14)

14 abril, 2015
08:35
Por Priscila

obrac

Até amanhã, terça-feira (14), alunos do Ensino Médio, de escolas das redes pública e privada, e com idade entre 14 e 18 anos, podem se inscrever na  Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). O objetivo desta competição nacional é despertar – na escola – o interesse pelas Ciências, e formar recursos humanos para atuação na área da Cartografia e das Geotecnologias.

De acordo com Luiz Veiga, coordenador do curso de Engenharia Cartográfica da UFPR, para participar a escola deve efetuar a inscrição no endereço eletrônico www.olimpiadadecartografia.uff.br. Antes, porém, deverá formar um grupo com quatro alunos e escolher um professor, preferencialmente de Geografia, para ser o responsável pela equipe. Feito isso, o educador deve enviar o seu comprovante de vínculo com a escola e a declaração de matrícula de cada aluno, para o e-mail obrac2015inscricao@gmail.com

Luiz Veiga, professor do Setor de Ciências da Terra da UFPR, explica que a Olimpíada será executada em duas etapas: na primeira, os participantes serão submetidos a questões relacionadas à Cartografia. Elas estarão disponíveis aos inscritos no site de inscrição, via plataforma Moodle. Na segunda etapa, cada equipe deverá realizar uma atividade prática que será proposta (mapas digitais ou analógicos, instrumentos entre outros) e enviar para análise de uma comissão de avaliação.

Três equipes serão selecionadas nessa fase e participarão da etapa final no Rio de Janeiro, onde realizarão um conjunto de atividades práticas, entre elas, participação na corrida de orientação, que ocorrerá durante a Conferência Internacional de Cartografia (agosto de 2015). A vencedora desta fase será a campeã da I Olimpíada Brasileira de Cartografia

Veiga destaca que a promoção do evento é uma parceria entre a UFPR e as universidades federais Fluminense, Tecnológica do Paraná, e da Bahia. A intenção destas instituições organizadoras, é, também, propiciar aos professores oportunidade de acesso ao conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia e matemática; e promover a socialização de professores e alunos através de atividades coletivas.

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