Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (Profsocio). O curso, que é gratuito, é oferecido simultaneamente por várias instituições superiores de ensino, inclusive a Universidade Federal do Paraná. As aulas são presenciais em Curitiba e acontecerão no período da tarde para as disciplinas obrigatórias, em pelo menos dois dias da semana. Os mestrandos poderão escolher disciplinas optativas em outros turnos, se desejarem.
O objetivo do Profsocio é propiciar um espaço de formação continuada para professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, ou àqueles que desejam atuar nesta área, inserindo-os em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação.
A área de concentração do mestrado é Ensino de Sociologia. Já as linhas de pesquisa são: Educação, escola e sociedade; Juventude e questões contemporâneas; Práticas de ensino e conteúdos curriculares. O curso tem a duração de 24 meses, período em que deverão ser cursadas seis disciplinas obrigatórias e duas optativas, equivalentes a 450 horas e 30 créditos, com defesa de trabalho final de conclusão de curso. O processo de seleção consiste de duas fases. A primeira é a prova escrita de conhecimentos e a segunda, a defesa da carta de intenções.
O prazo para habilitações vai até o dia 9 de fevereiro e pode ser feito através do seguinte site: http://www.profsocio.ufc.br/ , que é da Universidade Federal do Ceará, organizadora do processo de inscrição.