UFPR oferta curso pré-vestibular para estudantes da rede pública de Matinhos e Pontal do Paraná

07 julho, 2022
07:53
Por Lais Murakami
0
Ciência e Tecnologia

A Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi da Universidade Federal do Paraná (Integra/UFPR) está ofertando um curso preparatório para ingresso em instituições de ensino superior. Em parceria com as secretarias municipais de educação de Matinhos e de Pontal do Paraná, a iniciativa tem o objetivo de atender estudantes da rede pública de ensino desses municípios.

O curso será presencial e gratuito e ocorrerá nas dependências da Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva (Rua Ceciliano Tavares, n° 444, Matinhos) e no Centro de Capacitação de Pontal do Paraná (Rua Dídio da Costa, n° 422, Balneário Praia de Leste, Pontal do Paraná), no período noturno, das 19h às 22h, de segunda a quinta-feira.

Com uma carga horária de 12 horas semanais, o preparatório contemplará as áreas de Matemática, Química, Física e Português. As aulas terão início em 1º de agosto e seguem até 25 de novembro. Serão destinadas 30 vagas para cada cidade.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de julho por meio do formulário de inscrição on-line ou presencialmente, no local da entrega dos documentos. Podem se candidatar às vagas estudantes oriundos da rede pública de ensino que residam em Matinhos ou em Pontal do Paraná e tenham completado pelo menos o primeiro ano do Ensino Médio.

Os candidatos que cumprirem os requisitos mínimos serão classificados de acordo com a ordem de inscrição. O resultado será divulgado nos sites da Integra, do Campus Pontal do Paraná e do Setor Litoral. Acesse o edital do processo seletivo.

Voluntários

A Integra também está selecionando professores voluntários para o curso preparatório. O projeto busca pessoas das áreas de Matemática, Química, Física e Português (Literatura, Gramática e Redação), que ficarão responsáveis pelas disciplinas a depender da área de formação.

Podem se candidatar acadêmicos cursando a partir do terceiro ano da graduação dos cursos de Licenciatura relacionados às disciplinas ministradas; acadêmicos cursando pós-graduação nas áreas relacionadas às disciplinas ministradas; servidores técnicos com graduação nas áreas relacionadas às disciplinas ministradas; professores da rede pública de ensino que atuem nas áreas de concentração do curso; professores de instituições de Ensino Superior que atuem nas áreas de ensino do curso.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de julho e devem ser realizadas via formulário de inscrição on-line ou presencialmente, até as 18 horas do dia 15 de julho, no local de entrega dos documentos. Acesse o edital do processo seletivo.

UFPR atuante no litoral

O curso é resultado do projeto de extensão “ECurSo – Equidade e Conhecimento – Curso preparatório para os processos de seleção das instituições públicas de ensino superior”, idealizado pela Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi da UFPR. A iniciativa feita em parceria com as secretarias municipais de educação de Matinhos e de Pontal do Paraná sinaliza o potencial de atuação integrada dos campi litorâneos da universidade em demandas educacionais presentes na região.

O projeto surgiu com a intenção de contribuir com a atenuação de déficits de aprendizagem em determinadas áreas do conhecimento do ensino médio, intensificados pela pandemia e pelo período de distanciamento social, e de promover a compreensão sobre a importância do ensino superior para a formação humana e para a carreira profissional, aproximando o ensino superior à realidade da educação básica.

A professora Marilda Caldas, que compõe a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura de Matinhos, afirma que a iniciativa foi pensada e idealizada com o objetivo de propiciar aos alunos oriundos da rede pública meios de concorrer de maneira igualitária e democrática ao Ensino Superior. “Propiciará a democratização do acesso, bem como as condições de equidade entre os interessados. Além disso, vai ao encontro dos anseios dos alunos, que sempre manifestam vontade de ingressar no Ensino Superior”.

De acordo com a secretária de educação do município de Pontal do Paraná, Renata Marinho, a parceria visa oportunizar uma carreira de sucesso e realizar o sonho de muitos jovens de concluir uma graduação. “Trabalhamos realizando o resgate da cultura local, mediando com os conhecimentos intrínsecos para garantir uma carreira profissional de sucesso”, salienta.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]