logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR oferta curso gratuito de atualização em fertilidade de solos

Uma das atividades mais usuais na extensão rural é a interpretação de análises de solos e a recomendação de adubação e calagem, visando melhorar a fertilidade dos solos e a produtividade das culturas agrícolas, pastagens e reflorestamentos. Contudo, é necessária a contínua atualização dos profissionais que atuam nesta área, considerando os contínuos avanços da pesquisa em análises de solos, resposta das culturas à adubação e tecnologia de fertilizantes.

Com o objetivo de contribuir para formação continuada dos profissionais da extensão rural, será realizado o curso de extensão universitária “Atualização em Fertilidade de Solos, Adubação e Calagem: um diálogo entre a academia e a extensão rural”, ofertado pelo Departamento de Solos e Engenharia Agrícola do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR. O curso também é aberto a estudantes de graduação de áreas afins, que já tenham cursado disciplinas relacionadas à fertilidade do solo.

O curso será presencial e gratuito, com carga horária de 8 h, e ocorrerá no dia 26 de setembro de 2022 no prédio do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. Os tópicos do curso serão: formação de cargas no solo; interpretação de análise de solo; recomendação de adubação e calagem; e adubos minerais e orgânicos

Os ministrantes serão os professores Antônio Carlos Vargas Motta e Volnei Pauletti, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. Além da vasta experiência acadêmica e de pesquisa, os ministrantes são coordenadores do livro “Manual de Adubação e Calagem para o Estado do Paraná”, editado pelo Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do solo, a qual é obra referencial para os profissionais do estado que atuam com interpretação de análise de solos e recomendação de adubação.

A organização do curso é do programa de extensão universitária Solo na Escola/UFPR, com a participação dos alunos Khalil Faraco Massabni, Letícia Gabriela Schulze e Thainá Aloísio Saraiva.

SERVIÇO:

Local: Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. Rua dos Funcionários, 1540, Bairro Cabral, Curitiba, PR.

Inscrição: https://forms.gle/mABGnKKRAqMG91S17

Vagas: 40 para profissionais que atuam na extensão rural e 10 para estudantes de graduação que já concluíram disciplina relacionada à fertilidade do solo

Inscrições abertas (até o limite das vagas)

Informações: projetosolonaescola@gmail.com

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...