UFPR oferece programa de exercícios físicos domiciliares para idosos; saiba como participar

29 junho, 2021
10:56
Por Leonardo Bettinelli
0
Extensão e Cultura

A Universidade Federal do Paraná realizará um programa de exercícios físicos domiciliares para idosos, como alternativa para reduzir o comportamento sedentário durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. O projeto é desenvolvido pelo Centro de Estudos do Comportamento Motor (CECOM), do Departamento de Educação Física.

O programa é gratuito e consiste em exercícios de força muscular, flexibilidade, alongamento, equilíbrio e caminhada. Todas as sessões serão realizadas em casa, com orientação remota. Os interessados receberão uma visita domiciliar para a avaliação inicial, respeitando todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

Para participar, é necessário ter mais de 60 anos e não possuir limitações físicas ou motoras que impossibilitem a realização dos testes funcionais, como histórico recente de derrame, insuficiência cardíaca, doença neurológica, osteoporose grave com histórico de duas ou mais fraturas, que não andem de forma independente e que façam uso de órtese.

Além de prevenir e contribuir para o tratamento de doenças crônicas, os exercícios são considerados essenciais para manter a qualidade de vida e a independência física e contribuir de forma indireta para a melhora do prognóstico em pessoas com Covid-19.

Programa de exercício físico

Os exercícios serão realizados toda segunda, quarta e sexta-feira, em horário a combinar. A duração do programa é de três meses, com acompanhamento subsequente de três meses, totalizando seis meses de intervenção.

Todos os participantes receberão aulas e assistência quanto ao uso do celular para a realização das aulas online.

Os interessados deverão entrar em contato com a doutoranda Sabrine Costa pelo telefone (41) 99640-4919 ou pelo e-mail scosta713@gmail.com, até o dia 31 de agosto.

A ação é orientada pelo professor Paulo Cesar Barauce Bento, do Departamento de Educação Física da UFPR, e realizada pelos alunos de pós-graduação em Educação Física.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]