UFPR Litoral recepciona calouros 2017

22 março, 2017
17:06
Por
0
Ensino e Educação

Os 500 novos estudantes do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná estão sendo recebidos esta semana com uma série de atividades culturais e de caráter informativo. A Semana de Recepção aos Calouros abre o calendário 2017 do setor, que tem 14 cursos de graduação no campus de Caiobá (Matinhos).

Para o diretor do Setor, Renato Bochicchio, “esse é um momento importante para os estudantes não apenas pelo caráter informativo e de interação de pessoas, mas também pelo simbolismo, porque marca o primeiro contato de muitos estudantes e familiares com a universidade”. “Pelo histórico do perfil dos calouros do Setor Litoral, muitos desses ingressantes são os primeiros, na família, a ter a oportunidade de ingressar no ensino superior”, afirma Bochicchio.

A programação da semana ainda inclui ações ambientais, promovidas pelo Núcleo de Sustentabilidade Socioambiental (NOSSA) do Setor Litoral da UFPR, como a coleta de lixo eletrônico, e de saúde, com testes rápido para identificação de doenças sexualmente transmissíveis.

12º FICH

Nesta terça-feira, em paralelo à Semana de Recepção dos Calouros, ocorre o 12º Festival de Interações Culturais e Humanísticas (FICH). As apresentações ocorrem em dois horários: pela manhã entre 8h e 12h, e a noite entre as 19h e 22h.

O evento, que envolve toda a comunidade acadêmica do Setor Litoral, é protagonizado por estudantes de todos os cursos ofertados no Setor, e tem por objetivo apresentar os resultados dos trabalhos e aprendizagens vivenciadas no último semestre por meio das atividades de Interações Culturais e Humanísticas (ICH).

As ICH´s representam um dos eixos do Projeto Político Pedagógico da UFPR Litoral. As atividades desenvolvidas nas interações culturais e humanísticas promovem a relação de estudantes de diferentes cursos e em distintos períodos, buscando valorizar a pluralidade dos saberes no processo de aprendizagem, e também na relação com a comunidade externa.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]