logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR Litoral promove a confecção de carteiras de identidade para alunos da rede pública

A Atividade Conexão Universidade Escola, do Programa de Educação Tutorial (PET Litoral Social) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), confeccionará carteiras de identidade para estudantes de escolas públicas do litoral do Paraná. O documento é necessário para inscrições em processos seletivos como vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de ser exigido para acessar os locais de realização das provas.

O objetivo é reduzir as barreiras de acesso ao Ensino Superior e possibilitar a ampliação das liberdades dos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas do litoral do estado. A iniciativa é realizada em parceria com o Núcleo Estadual de Educação de Paranaguá, com a Coordenadoria Estadual de Justiça nos Bairros e com o Instituto de Identificação do Paraná.

A ação acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro em Matinhos, Guaratuba e Paranaguá, atendendo estudantes também de Pontal do Paraná (em Matinhos) e de Guaraqueçaba (em Paranaguá). Nos dias 8 e 9 do mesmo mês, o projeto estará em Antonina atendendo também estudantes de Morretes.

Durante essa semana, as direções das escolas estaduais orientarão os estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio sobre os documentos necessários para a efetivação da carteira de identidade. Além disso, fornecerá um modelo de autorização para deslocamento dos estudantes, que será ofertado pela UFPR até os escritórios dos Institutos de Identificação dos municípios selecionados, os quais receberão técnicos de outras regiões do estado, deslocados especificamente para apoiar as equipes locais.

A emissão da primeira ou da segunda via do documento não terá custo para os estudantes, pois a Coordenadoria Estadual do Programa Justiça no Bairro atribuiu a ação como uma responsabilidade social do Poder Judiciário.

Com informações de Seção de Comunicação UFPR Litoral

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...