UFPR lança Projeto de Reforço para Formação Acadêmica

11 maio, 2016
15:57
Por Juliana Marques
0
Ensino e Educação
26932793435_593ea960ed_z

Foto: Leonardo Bettinelli

Foi lançado nesta terça-feira (10) o Projeto de Reforço para Formação Acadêmica (Profa), que vai ofertar aulas de reforço das disciplinas de Física, Matemática, Química e Produção Textual para alunos do primeiro ano.

O objetivo do programa é contribuir para a superação de dificuldades relacionadas aos conteúdos do Ensino Médio para assim diminuir os índices de reprovação de algumas disciplinas de cursos dos setores de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas, Terra e Tecnologia, que tiveram mais de 60% de reprovação em 2014 e 2015.

Professores monitores da rede pública estadual atenderão os estudantes que precisem de reforço, em horários nos períodos da manhã, tarde e noite no Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept) e no Prédio Histórico da Santos Andrade.

“Esse esforço deve ter um impacto significativo quanto à formação e à evasão. Sem dúvida vai marcar a história da Universidade”, avaliou Maria Amelia Sabbag Zainko, pró-reitora de Graduação e Educação Profissional. Os calouros receberam, nesta semana, mensagem por SMS com o convite para participar do curso.

Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR, destacou que a Universidade sempre foi referência na questão de cotas raciais e sociais. “Não basta fazermos o acolhimento desses alunos, e depois não darmos condições para essas pessoas acompanharem os cursos com a mesma velocidade que os colegas”, afirmou.

“Espero que o programa afete muito mais a vida dos estudantes. É um trabalho muito completo de dar condições àqueles que usam recursos do povo brasileiro, para que dediquem-se a fazer o curso e deixem rapidamente a vaga para quem está atrás”, disse Akel Sobrinho.

“A ideia é iniciar como projeto piloto. As atividades vão até agosto, então haverá uma avaliação e serão feitos os ajustes necessários para a continuidade”, explicou Dione Menz, uma das coordenadoras do Projeto.

Há planos de expandir o programa também para os veteranos, contou Rita de Cássia Lopes, pró-reitora de Assuntos Estudantis. “É muito bom estarmos juntos com uma proposta para enfrentar os desafios de ampliação do acesso e da inclusão social”, afirmou.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, acredita que os benefícios dos cursos serão vistos em outras disciplinas: “As aulas terão impacto também na capacidade de estudo e lógica, e trarão melhorias em todas as disciplinas”.

O Profa é resultado do trabalho em parceria de equipes da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), do sistema da rede pública de ensino e de outros setores da Universidade.

Mais informações: http://copeforufpr.blogspot.com.br/

Álbum de fotos da cerimônia de lançamento do Profa

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]