logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lança livro e apóia campanha em defesa de apátridas

A UFPR está participando ativamente de duas importantes ações em defesa dos cerca de dez milhões de apátridas do planeta. Vítimas da discriminação étnica ou religiosa, estas pessoas não recebem amparo legal do Estado em nenhum dos seus direitos básicos, como a educação, saúde, moradia e emprego.

Uma das ações apoiadas pela UFPR – por meio da Cátedra Sérgio de Mello ACNUR – será o lançamento do livro “Refúgio e Hospitalidade”, promoção conjunta com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR/Brasil). O evento ocorrerá nesta sexta-feira (dia 20), às 19h, no Salão Nobre do prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, em Curitiba, e terá a participação de Agni Pita (da ACNUR/Brasil) e de Cristiane Lopes (do Ministério Público do Trabalho do Paraná).

A também participa ativamente da campanha global do ACNUR pelo fim da apatridia. Chamada de IBelong, a campanha objetiva erradicar a apatridia até 2024 e é uma das várias ações desenvolvidas pela ACNUR. Um de seus eixos de ação é a coleta de 10 milhões de assinaturas, equivalente ao número estimado de pessoas apátridas no planeta, em apoio ao movimento.

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR/UFPR) desenvolve vários projetos que compõem o Programa de Extensão Política Migratória e Universidade Brasileira, inclusive o do curso de Direito “Migrações, Refúgio e Hospitalidade”. Para mais informações sobre a campanha IBelong: http://www.unhcr.org/ibelong/. Em português: http://www.unhcr.org/ibelong/carta-aberta/ 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...