Criado para viabilizar a continuidade da publicação da Revista de Sociologia e Política, o Instituto pela Comunicação Científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) objetiva ser um ambiente de incentivo e treinamento para o trabalho de divulgação científica e de formação para a comunidade da UFPR.
O início das atividades da associação sem fins lucrativos ocorre em maio, marcado por divulgações nas redes sociais e pela live “Por que a Revista de Sociologia e Política criou um instituto?”. A transmissão está agendada para a próxima quinta-feira (19), às 19h, pelo Instagram. No mesmo dia, será ministrada a primeira aula do Workshop Escrita Científica. Mais informações sobre o curso online, que será realizado nos meses de maio e junho, aqui.
Revista de Sociologia e Política da UFPR
De acordo com Adriano Codato, diretor da entidade e professor do Departamento de Ciência Política da Universidade, o Instituto é resultado da conjuntura de desfinanciamento da ciência brasileira nos últimos anos. “Foi preciso nos organizarmos para continuar a publicar a Revista. Por indicação dos gestores da plataforma SciELO Brasil, criamos uma organização que pudesse gerir todo o processo de cobrança pela publicação de artigos científicos a partir de 2022”, explica.
A Revista de Sociologia e Política pertence a um grupo de professores da área da Ciência Política da UFPR. Editada sem interrupções há 29 anos, é classificada como A1 no ranking Qualis Capes. A equipe que dá forma à publicação conta com voluntários não remunerados.
Até 2021, eram 11 pessoas envolvidas diretamente na edição de um fascículo, informa Codato, que relata a necessidade da taxa de processamento editorial dos artigos – Article Processing Charge (APC) – para sustentar a existência do periódico. A diagramação e a marcação em XML [eXtensible Markup Language] dos textos, tipo de linguagem que define regras para codificar documentos, são alguns dos custos envolvidos. “Apesar disso, os artigos continuarão de leitura aberta”, destaca o docente.
Ciência, capacitações e treinamento para o trabalho
A divulgação científica com foco na área de Ciência Política e a oferta de formação, com cursos de redação de artigos, treinamentos para editores de periódicos científicos e projetos ainda em gestação, também motivaram a idealização do Instituto.
De acordo com o gestor do Instituto, o público-alvo das atividades é a comunidade científica, em especial os envolvidos direta ou indiretamente com publicações científicas – equipes editoriais e cientistas que contam com periódicos e os utilizam como espaço de divulgação de seus trabalhos.
Primeiros passos
Profissionalizar a gestão e a editoria da Revista de Sociologia e Política para captação de recursos públicos e privados, para sustentar a produção editorial. E viabilizar a remuneração, ainda que simbólica, de seus colaboradores. Segundo o professor da Federal, esses são os principais objetivos do Instituto, somados à oferta de atividades formativas para a comunidade.
Num primeiro momento, os cursos terão como foco o aprimoramento da redação científica. “Vamos ensinar como redigir um resumo padronizado, como exprimir os dados por meio de boas figuras (gráficos, tabelas) e os resultados de maneira mais direta e objetiva. A redação científica possui método e técnica. Um ponto que faremos questão de implementar são projetos inclusivos para minorias sociais, incentivando a publicação de suas pesquisas”, detalha Codato.
Ainda em 2022, o Instituto deve lançar uma campanha para novos associados, a fim de criar uma ampla rede colaborativa e agregar mais uma fonte de renda para os custeios do periódico. “Entre os benefícios, haverá o acesso aos cursos com descontos para os associados”, afirma o diretor.
Lançamento do Instituto pela Comunicação Científica
Data: 19 de maio de 2022
Horário: às 19h
Transmissão: perfil da Revista de Sociologia e Política no Instagram
Acesse os portais da Revista Sociologia e Política e do Instituto pela Comunicação Científica