logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lança manual para mídia: como cobrir os jogos paralímpicos – acesse o guia

guia para midia

 

Clique  aqui e baixe o manual

O  material produzido para profissionais da mídia que irão cobrir os Jogos Paralímpicos, foi produzido pelo professor Athanasios Pappous, da Universidade de Kent, em parceria com a  professora do Departamento de Educação Física da UFPR, Doralice Lange de Sousa. O Guia fomenta uma cobertura mais inclusiva e justa do esporte para pessoas com deficiência.

Os Jogos Paralímpicos  se constituem em uma oportunidade única para se preparar  as pessoas sobre os diferentes tipos de deficiência e se combater estereótipos relacionados com a questão da deficiência.O fato de os jogos estarem ocorrendo no Brasil, associado a uma boa cobertura por parte da mídia, pode possibilitar a promoção de imagens mais positivas dos atletas e pessoas com deficiência em geral, ou seja, a mídia pode contribuir para com a promoção da visibilidade e reconhecimento de atletas paralímpicos, o que consequentemente, pode ajudar as pessoas com deficiências a superar problemas de acessibilidade e preconceitos sociais.

O objetivo do material é aproveitar o momento dos jogos, dando algumas dicas para jornalistas de forma a lhes auxiliar a cobrirem os jogos de forma a otimizar esta meta.

O trabalho foi possível graças ao incentivo recebido através de um edital denominado de Newton Fund/Fundação Araucária: http://www.fappr.pr.gov.br/, destinado à promoção de parcerias entre universidades e pesquisadores brasileiros e britânicos, e contou com apoio do http://‪#‎NewtonFund e do comitê paralímpico brasileiro:  http://www.cpb.org.br/

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...