UFPR lamenta o falecimento da professora aposentada Maria Augusta Bolsanello

18 novembro, 2021
17:36
Por
0
UFPR

A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento da professora aposentada do Setor de Educação Maria Augusta Bolsanello, nesta quinta-feira, 18 de novembro, aos 73 anos. O velório será na capela 1 do Cemitério Municipal Água Verde e o sepultamento acontecerá amanhã (19), às 11 horas, no Cemitério Jardim da Saudade I.

A professora Maria Augusta fez parte do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, atuando na UFPR no período de 1991 a 2015, na graduação, mestrado e doutorado. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Maria Augusta era mestre em Educação pela UFPR, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e pós-doutora em Psicologia com ênfase em Intervenção Precoce pela Universidade de Murcia, Espanha.

Foi uma das pesquisadoras fundadoras da linha de Cognição no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Fundou e foi líder do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, certificado pelo CNPq, de 2002 a 2017, e fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Atenção e Intervenção Precoce de Bebês. A professora fez parte do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR por dois mandatos. De 2006 a 2016, Maria Augusta coordenou o convênio internacional entre a UFPR e a Universidade de Murcia.

No memorial acadêmico, publicado na Educar em Revista, do Setor de Educação da UFPR, a professora faz uma reflexão de seu percurso profissional em 30 anos de magistério, concluindo, com versos do poeta espanhol Antonio Machado: Caminhante, são teus passos o caminho e nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se caminho ao andar. Ao andar se faz o caminho…

A comunidade da UFPR lamenta o falecimento da professora e presta sentimentos e solidariedade aos familiares, colegas e amigos neste momento tão difícil.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]