A professora Maria Augusta fez parte do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, atuando na UFPR no período de 1991 a 2015, na graduação, mestrado e doutorado. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Maria Augusta era mestre em Educação pela UFPR, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e pós-doutora em Psicologia com ênfase em Intervenção Precoce pela Universidade de Murcia, Espanha.
Foi uma das pesquisadoras fundadoras da linha de Cognição no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Fundou e foi líder do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, certificado pelo CNPq, de 2002 a 2017, e fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Atenção e Intervenção Precoce de Bebês. A professora fez parte do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR por dois mandatos. De 2006 a 2016, Maria Augusta coordenou o convênio internacional entre a UFPR e a Universidade de Murcia.
No memorial acadêmico, publicado na Educar em Revista, do Setor de Educação da UFPR, a professora faz uma reflexão de seu percurso profissional em 30 anos de magistério, concluindo, com versos do poeta espanhol Antonio Machado: Caminhante, são teus passos o caminho e nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se caminho ao andar. Ao andar se faz o caminho…
A comunidade da UFPR lamenta o falecimento da professora e presta sentimentos e solidariedade aos familiares, colegas e amigos neste momento tão difícil.