Estudantes, professores e técnicos devem avaliar a UFPR

22 novembro, 2013
08:20
Por
0
UFPR

foto: Marcos Solivan

Com o tema “Conhecer para Aprimorar”, a Comissão Própria de Avaliação da UFPR (CPA) inicia uma pesquisa on-line sobre o que a comunidade acadêmica e o público externo pensam da instituição. O questionário ficará disponível até o dia 02 de dezembro neste link.

O questionário da CPA é composto por 47 questões sobre dez aspectos: Plano de Desenvolvimento Institucional e missão; políticas de ensino, pesquisa e extensão; responsabilidade social; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal; organização e gestão; infraestrutura; planejamento e avaliação; assistência estudantil e sustentabilidade financeira. A pesquisa leva entre 15 e 30 minutos para ser respondida, mas existe a possibilidade de ser salva para posterior finalização.

Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, tão importante quanto a participação da comunidade é ouvir também o que pensa o público externo, “pois estamos aqui para servir a comunidade”. “A CPA trabalhou durante meses elaborando o questionário que cobre as principais dimensões da Universidade e para a comunidade dar nota à UFPR. Com o diagnóstico, vamos ver quais são as dificuldades e onde melhorar”, explica o reitor.

Comissão Própria de Avaliação apresenta questionário de autoavaliação - Foto: Rodrigo Juste Duarte


A Avaliação das Instituições de Educação Superior é constituída por dois eixos: autoavaliação, coordenada pela CPA, e avaliação externa, realizada por comissões designadas pelo Ministério da Educação. A CPA é responsável pela coordenação e condução da Política de Autoavaliação da Universidade, um instrumento obrigatório e de caráter permanente.

A CPA é composta por integrantes de todos os segmentos: professores, alunos e técnicos. A presidente da CPA, professora Maria Aparecida Zehnpfennig Zanetti, conta que a elaboração da pesquisa começou em março deste ano, de forma bastante democrática, com participação dos membros da comissão e todos os representantes setoriais da UFPR. Esta é a terceira autoavaliação realizada na UFPR, mas conforme explica a comissão, a pesquisa foi totalmente reformulada e aprimorada para servir de base nos próximos anos.

Maria Aparecida diz que todos ligados diretamente ou não à UFPR poderão participar da pesquisa: professores, técnicos administrativos, alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, funcionários da Funpar, terceirizados e comunidade externa. Quanto maior o número de questionários respondidos, maior a confiabilidade estatística das informações. É possível responder apenas uma vez, acessando as questões com o número do CPF.

Acesse aqui o questionário.

 

texto de Lais Murakami

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]