logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR inicia processo coletivo e dialogado para creditação da extensão

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PROEC), realizou ontem o  1º Encontro da Creditação da Extensão. O evento, que é o primeiro de uma série de ações programadas pela PROEC, teve como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica para que seja possível colocar em prática as exigências relativas à extensão, previstas no  Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, que irá até 2024.

O Plano define que os estudantes de graduação devem participar dos programas e projetos de extensão numa carga horária equivalente a, no mínimo,  10% do total do currículo. Assim, creditar a extensão é uma necessidade atrelada à atribuição de créditos curriculares para essas atividades e a UFPR está organizando-se para que a implementação dessa exigência seja planejada e dialogada com a comunidade acadêmica.

Para o Pró-Reitor de Cultura e Extensão, professor Leandro Gorsdorf, o encontro é uma oportunidade para discutir e repensar a extensão dentro da UFPR. Segundo o pró-reitor, a PROEC tem como prioridade essas ações de diálogo, num processo coletivo que viabilize informar, discutir e fortalecer a extensão dentro da universidade.

A professora Dione Maria Menz, responsável pelo processo de creditação da extensão da UFPR, lembra que a universidade está usando como estratégia, para atender ao PNE, conversar com todos os segmentos envolvidos nas questões de extensão. E explica que a principal mudança com a exigência da creditação é que os programas e projetos serão uma obrigatoriedade curricular, uma vez que farão parte da integralização do curso.

Uma das ideias, por exemplo, é a interdisciplinaridade e intersetorialidade dos conteúdos que poderão permitir que estudantes  complementem sua formação participando de projetos e programas fora dos seus cursos, num percentual máximo para integralização. Algumas disciplinas terão também parte da sua carga horária dedicada para as ações extencionistas. “Isso envolve uma mudança do fazer do ensino e aprendizado, porque o que hoje tradicionalmente o que você pode ter numa aula de campo ou em sala, numa disciplina teórica, agora você tem mais uma possibilidade: o conhecimento estar mediado por uma ação extensionista” – conta a professora Menz.

Para que toda a comunidade da UFPR pudesse acompanhar o evento, houve a transmissão por videoconferência para o Centro de Estudos do Mar e para os  campi de Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, e Toledo.

Esse primeiro  encontro foi destinado a  membros do Comitê Assessor de Extensão (CAEX) e os coordenadores de programas e projetos de extensão. Nos próximos meses serão ainda realizados encontros com os alunos e coordenadores de curso de graduação. Essas reuniões culminarão no 2º Seminário de Creditação da Extensão, que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro.

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...