logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR inaugura Sala da Memória do Prédio Histórico

Fotos que estão da sala da memória
Fotos da Sala da Memória do Prédio Histórico

Cerca de 40 fotos que mostram o Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná desde a pedra fundamental até os movimentos políticos dos anos 90 decoram a Sala da Memória que foi inaugurada às 10h30 desta quinta-feira, dia 8. Localizada no primeiro andar do prédio da Praça Santos Andrade, no Setor de Ciências Jurídicas, a sala reúne recursos tecnológicos modernos para videoconferências, ao lado de registros históricos do local. A inauguração integra as atividades de comemoração dos centenários da UFPR e da Faculdade de Direito, curso fundador da instituição.

Durante a solenidade de inauguração, o reitor Zaki Akel Sobrinho destacou que a sala é um “marco” e exemplo para que outros setores da universidade também façam um resgate de suas respectivas memórias. Ele lembrou que a revitalização do prédio histórico integra os projetos do movimento Pró-UFPR. Para o professor Ricardo Marcelo Fonseca, diretor do Setor de Ciências Jurídicas, é importante aproveitar as comemorações do centenário para fazer uma reflexão, “medir o presente e projetar o futuro”.

A inauguração contou com uma conferência do professor Celso Lafer, titular aposentado da USP,  ex-ministro das Relações Exteriores e atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Lafer abordou o tema “Constitucionalização do Direito Internacional”. Também estiveram presentes o vice-reitor Rogério Mulinari – que falou sobre a programação das comemorações do centenário da UFPR – ,  pró-reitores e diretores de setor, além de docentes, técnicos administrativos e estudantes.

Celso Lafer e Ricardo Fonseca
Celso Lafer e Ricardo Fonseca

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...