logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR inaugura prédios de Anatomia e do Biotério no campus Politécnico

31389439050_dc9a6ef3bf_z
Prédio de Anatomia. Foto: Marcos Solivan.

Nesta segunda-feira (19), em seu último dia de exercício como reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho inaugurou dois novos prédios que pertencem ao Setor de Ciências Biológicas no campus Politécnico. Os novos espaços compreendem o edifício de Anatomia e o Biotério.

31707860316_f048071aca_z
Após a inauguração, foram realizadas visitas às novas instalações. Foto: Marcos Solivan.

A alocação do Departamento de Anatomia passou por reforma e ampliação do edifício anexo que, anteriormente, pertencia à Farmacologia. Após o término das obras, o local passa a conter duas câmaras frias (uma humana e outra animal) para armazenamento de peças cadavéricas, sala de preparo para essas peças, sala de tanque, sala de ossário e salas para técnicos de laboratórios. Foi realizada, ainda, a interligação do prédio de Anatomia com o do Setor de Ciências Biológicas por meio de uma passarela.

De acordo com a Chefe do Departamento de Anatomia, Djanira Aparecida da Luz Veronez, as novas instalações possibilitarão a conservação de cadáveres, tanto de humanos quanto de animais, com as propriedades mais próximas do vivente. As técnicas mais antigas, principalmente as que utilizam formol, acabam causando enrijecimento do material, fazendo com que este perca qualidades fundamentais para a identificação de características que possam ser aplicadas em futuros pacientes. “Esse novo prédio coloca o Departamento de Anatomia no rol das poucas universidades brasileiras que possuem câmara fria, pois a maioria das instituições ainda conserva as suas peças cadavéricas por meio do formol. Além disso, esse novo método utilizado torna o ambiente em geral menos insalubre. As técnicas novas, principalmente as que utilizam o propilenoglicol, mantêm o material mais claro e flexível, o que é de grande importância para o estudo da Anatomia”, explica.

Já o prédio que abriga o Biotério possui 1020 metros quadrados, os quais contemplam 14 salas de criação, nove de experimentação, seis de experimentos gerais, sala de lavagem, de preparação de materiais, área de controle, área de entrega de caixas limpas e de animais, bem como instalações sanitárias, copa, administração, laboratório, cepilhadeira e depósitos de cepilho e de material de limpeza.

31707857026_93e6edb950_z
Biotério, anexo ao Setor de Ciências Biológicas no campus Politécnico. Foto: Marcos Solivan

O Biotério é um local onde são criados e mantidos animais vivos destinados à pesquisa científica. Com as novas instalações, será possível aprimorar a qualidade desses animais e as barreiras sanitárias, que serão mais controladas. Será viável, ainda, proporcionar maior conforto e bem-estar para esses seres, o que, consequentemente, resultará em respostas mais satisfatórias às pesquisas realizadas. “A tendência mundial é que se reduza o número de animais em pesquisas. Assim, com espécies de maior qualidade, os pesquisadores não precisarão utilizar um número tão elevado destas”, revela a coordenadora do Biotério, Gilmara Solano Miranda. O Biotério atende todos os departamentos do Setor de Ciências Biológicas, realizando pesquisas nos departamentos de Farmacologia, Fisiologia, Biologia Celular, entre outros.

Também estiveram presentes na inauguração o vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari, o diretor do Setor de Ciências Biológicas, Luiz Claudio Fernandes e o superintendente da Suinfra (Superintendência de Infraestrutura da UFPR), Álvaro Pereira de Souza.  “Estou muito feliz de, no dia em que nossa universidade completa 104 anos, poder entregar essas obras. O biotério e o prédio de anatomia eram um grande sonho de longo tempo da comunidade. Por isso me alegra poder oferecer algo que irá proporcionar uma infraestrutura adequada para nossos professores, servidores técnicos administrativos e estudantes, para que possam continuar transformando o estado do Paraná”, finaliza Akel Sobrinho.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...