logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR inaugura pista de atletismo de nível internacional no campus Centro Politécnico, em Curitiba

A pista de atletismo é a primeira a receber a certificação de A2. Imagem: Acervo da UFPR
A pista de atletismo é a primeira do Estado a receber a certificação de A2. Imagem: Acervo da UFPR

A UFPR inaugurou nesta quinta-feira (8) a sua nova pista de atletismo, de nível internacional, localizada no campus Centro Politécnico, em Curitiba. A obra é resultado de uma parceria entre a UFPR e o Ministério do Esporte e é parte dos investimentos para promoção dos Jogos Olímpicos no Brasil.

A pista terá a certificação nível 2 (A2), concedida pela Associação Internacional Federações de Atletismo. Isto significa, de acordo com o presidente da Federação de Atletismo do Paraná, Ubiratan Martins Junior, que o local poderá receber competições estaduais, nacionais, sul-americanas e pan-americanas. “Esta será a primeira pista de atletismo no Paraná que terá a certificação de nível 2 da Federação Internacional. Para adquirir este status, a pista deve estar nos padrões exigidos pelo órgão concedente. Ou seja: possuir 400 metros de extensão, setores de lançamento de disco, de obstáculos, entre outros itens”, revela Martins Junior.

Legado das Olimpíadas

A pista é um legado das Olimpíadas de 2016 no Rio, uma vez que, além de contar com a parceria do Ministério do Esporte, também servirá como incentivo para treinamentos de atletas da universidade, de Curitiba e do Paraná.

Zaki: "Estamos deixando uma semente de árvore que dará muitos frutos para o futuro de Curitiba e do Paraná na área do esporte, já que a UFPR nasceu como instituição para transformar e desenvolver nosso Estado”. Imagem: Marcos Solivan.
Inauguração contou com a presença de importantes personagens que contribuíram para a realização da obra. Imagem: Marcos Solivan.

O investimento de mais de R$ 9 milhões resultou em uma área construída de 17000m², contemplando 400 metros de pista, oito raias, área de salto com vara e salto triplo, duas bases para arremesso de peso, duas bases para lançamento de dardos, área para lançamento de martelo e disco, além de espaço para salto em altura.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor Rogério Mulinari, representantes das Secretarias de Esporte do Paraná e do Município de Curitiba, além de profissionais da Superintendência de Infraestrutura da UFPR (Suinfra) que auxiliaram no planejamento e concretização da obra.

De acordo com Akel Sobrinho, esse projeto era um sonho antigo da instituição e será uma herança para os atletas locais. “O Governo Federal nos deu estímulo e nossa comunidade interna soube realizar o projeto, mostrando que o trabalho em equipe sempre dá mais resultados. Estamos deixando uma semente que dará muitos frutos para o futuro de Curitiba e do Paraná na área do esporte, já que a UFPR nasceu como instituição para transformar e desenvolver nosso Estado”.

O professor do Departamento de Educação Física, Fernando Mezzadri, ressalta que além da importância da pista para o uso em competições e treinamentos, ela tem grande valor didático e deverá ser aproveitada pelo curso de Educação Física para os alunos da disciplina de Atletismo, bem como pelas equipes de atletas da universidade. “Acreditamos, ainda, que realizando convênios com a Federação Paranaense de Atletismo aliados às ações com nossos professores de graduação, possamos ter projetos de iniciação esportiva, de rendimento, de formação de atletas e de treinamento tanto das equipes aqui da instituição, quanto de outras equipes”.

A pista ainda não está aberta para a utilização pela comunidade porque é necessária a certificação oficial da Associação Internacional Federações de Atletismo. Além disso, existem recomendações específicas para o uso do local, visando à preservação e ao maior tempo de vida útil deste.  Por isso, é necessário evitar o treinamento com sapatilhas de “pregos”, calçados com solado de couro e saltos, bem como sapatos com travas ou cravos do tipo “cavilha” ou “agulha”.  Para garantir o melhor desempenho atlético e minimizar a incidência de lesões, é recomendado o uso de calçados com travas ou cravos de, no máximo, três milímetros de comprimento e em formato de “pirâmide” ou “árvore de natal”. Essas recomendações estão em consonância com as regras da IAAF.

 

Por Jéssica Tokarski

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...