logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR inaugura prédio na Rua Ubaldino do Amaral

Edifício José Munhoz de Melo, na Rua Ubaldino do Amaral - Foto: Leonardo Bettinelli

Foi inaugurado na manhã de hoje (dia 23), o novo prédio da Universidade Federal do Paraná. Situado na Rua Ubaldino do Amaral, 321, no Alto da Glória, em Curitiba, o edifício que antes abrigava a Superintedência da Polícia Federal no Paraná tem 1.896m²  e quatro pavimentos – subsolo, térreo, primeiro e segundo andares – e recebeu o nome do professor Dr. José Munhoz de Mello, como uma homenagem ao ex-professor da UFPR e ex-secretário da Segurança Pública do Paraná, já falecido. Estiveram presentes à solenidade de inauguração o reitor Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor Rogério Mulinari, o filho do homenageado, Joaquim José Munhoz de Mello, pró-reitores e diretores de setor.

O reitor Zaki Akel Sobrinho destacou que a inauguração integra um amplo rol de expansões na estrutura física da instituição. “Estamos preparando as bases para o futuro, olhando para a UFPR que queremos em 2020, 2030”, disse ele.  Também observou que a localização do prédio, próximo à Reitoria e ao HC, é estratégica para a universidade. O pró-reitor de Administração, Paulo Krüeger,  agradeceu o empenho da equipe da Prefeitura da UFPR para a realização da obra. “Quando recebemos as chaves deste prédio ficamos chocados com o estado de depredação. Não havia uma fiação, nada de peças sanitárias ou metal. Diante disso, toda parte de elétrica, hidráulica, dados, acessibilidade, tiveram de ser refeita, num amplo trabalho que consumiu R$876 mil. Agora o prédio está pronto para ser ocupado”, afirmou.

Inauguração do edifício José Munhoz de Melo, na Rua Ubaldino do Amaral - Foto: Leonardo Bettinelli

A reforma do prédio foi executada com base na edificação já existente, construída na década de 60. Com o término das obras, o prédio proporciona perfeitas condições de trabalho e agora serão definidas quais unidades ocuparão o espaço. Inicialmente, a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças abrigará ali os arquivos do Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF). Depois outras pró-reitorias definirão as utilizações.

O homenageado, professor José Munhoz de Mello,  já falecido, foi diretor do Setor de Ciências Jurídicas, pró-reitor de pós-graduação da universidade, desembargador e também ocupou cargos no governo do estado, como o de Secretário da Segurança do Paraná. “Foi um ícone na defesa dos  direitos humanos no estado”, ressaltou o reitor.

 

Edifício José Munhoz de Melo, na Rua Ubaldino do Amaral - Foto: Leonardo Bettinelli

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...