logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inaugurada 20ª unidade do Sistema de Bibliotecas da UFPR

 

(da esq. para dir.) Diretor do Sacod, Dalton Razera, bibliotecária responsável, Carol Lima, diretora do Sistema de Bibliotecas, Tânia Baggio, e estudante do DeArtes, representando o corpo discente
(da esq. para dir.) Diretor do Sacod, Dalton Razera, bibliotecária responsável, Carol Lima, diretora do Sistema de Bibliotecas, Tânia Baggio, e estudante do DeArtes, representando o corpo discente – FOTOS: Ana Assunção

No Dia Nacional do Bibliotecário – comemorado nesta quinta-feira (12) – a UFPR inaugurou a 20ª unidade de seu Sistema de Bibliotecas. Localizada no Departamento de Artes (DeArtes) do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod), a biblioteca atenderá estudantes dos cursos de Música e Artes Visuais com um acervo multimídia direcionado às áreas.

Para o aluno Thiago Rosario, do sétimo período da licenciatura em Música, o fácil acesso ao acervo permite diversos ganhos. “Em primeiro lugar, ganhamos com relação ao deslocamento; não há mais a necessidade de irmos até a Reitoria em busca de bibliografia. Além de termos aqui à nossa disposição todo o material, mínimo que seja, para atender a nossas demandas. Nem sabia que haveria a unidade aqui. Quando cheguei e vi a porta aberta com as estantes, achei muito gratificante”, conta o estudante.

Segundo a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFPR, Tânia Baggio, a nova unidade possui o mesmo padrão de serviços das demais. “A única diferenciação é com relação à quantidade de usuários. Em termos de qualidade, nada muda; todo o acervo básico que esses alunos necessitam está atendido pela estrutura”, explica. O diretor do Sacod, Dalton Luiz Razera, complementa a ideia: “Esta não é uma biblioteca provisória; é um espaço pequeno, mas de importância enorme. Afinal, um campus sem biblioteca carece de alma”, avalia Razera.

Também presente na cerimônia de inauguração, o reitor Zaki Akel Sobrinho aproveitou a oportunidade para relembrar a trajetória de estruturação do Setor. “Este Setor merece a sigla de Sacod, pois não fica parado quando o assunto é crescer. Vejo as pessoas que aqui trabalham e estudam como grandes construtores e desafiadores da realidade”, disse o reitor em referência às últimas conquistas dos cursos de Artes, Comunicação e Design.

16181950744_2c9b8ee8db_z
FOTO: Ana Assunção

 

“O Sacod merece casa própria e adequada a suas peculiaridades. Como primeiro movimento nesse caminho, fizemos a compra do terreno no bairro Cabral [onde hoje se localiza o DeCom]; em segundo, adquirimos a propriedade desta localização do DeArtes, com investimento de cerca de R$ 7 milhões; e tudo para culminarmos no projeto grandioso que é a sede definitiva do Setor”, mencionou Zaki. A construção do novo prédio que agregará todas as atividades do Sacod em uma estrutura única envolve recursos da ordem de R$ 1,5 milhão. Com 22 mil metros quadrados e seis andares, o edifício será erguido no campus Cabral e sua viabilização já tem processo iniciado.

Mais novo Setor da UFPR, o Sacod hoje divide seus cursos entre o campus da Reitoria (Departamento de Design) e os bairros Batel (DeArtes) e Cabral (Decom).

Arte!
Em uma cerimônia delineada aos moldes da criatividade tão própria do DeArtes, o evento contou com apresentações musicais interpretadas pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR. O novo cravo do Laboratório de Música Antiga – adquirido pela Universidade, em parceria com a CAPES, há pouco mais de um ano – deu também sua contribuição ao momento. Confira mais fotos.

FOTO: Ana Assunção
FOTO: Ana Assunção

Leia também:

Sistema de Bibliotecas lança sistema de busca Integrada ao Acervo UFPR

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...